Santo do dia - São Carlo de Sezze

Carlo era um frei fransciscano repleto do Espírito de Deus. Trabalhava como cozinheiro, porteiro e jardineiro. Padres, leigos, religiosos e religiosas o procuravam para pedir conselhos.

Nasceu em 22 de outubro de 1613, em Sezze, Itália, Sua família tinha muitas posses, mas o jovem não se interessava pelos bens materiais. Com 22 anos entrou num convento fransciscano. Sua simplicidade era tanta que, mesmo com a insistência dos familiares, não quis ordenar-se sacerdote.

Mas a graça de Deus concedeu a Carlo o dom de ouvir e aconselhar as pessoas. Embora Carlo cuidasse apenas da horta e da cozinha do convento, sempre acontecia ser enviado para outras cidades para que pudesse aconselhar bispos e cardeais.

Frei Carlo tinha pouca instrução, mas escrevia belíssimas páginas espirituais e autobiográficas, numa gramática acidentada, porém, eficiente. Falece em 6 de janeiro de 1670, no Convento de São Francisco, na cidade de Roma.

Reflexão:

A vida cristã floresce entre os mais humildes e pequeninos. Nestes o Evangelho de Jesus se torna vivo e consegue transformar os corações. Na vida de são Carlo encontramos o testemunho seguro de que a união com Cristo é o bem maior que possuímos. Abramos mão das seguranças do mundo e repousemos nossa cabeça no colo de Deus.

Oração:

Deus, Pai e Senhor da criaturas, derramai sobre nós suas bênçãos e dai-nos, pela intercessão de São Carlo, encontrar-te nas coisas mais simples da vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR