Liturgia diária, Santos Anjos da Guarda - Mt 18,1-5.10

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

26ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

02 de outubro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, poupa-me de cair na tentação de querer fazer-me grande aos olhos do mundo, pois a verdadeira grandeza consiste em fazer-me amigo e servidor do meu próximo.

PRIMEIRA LEITURA:  Êx 23,20-23

Leitura do livro do Êxodo – Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. 21Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele. 22Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários. 23Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 90

          — O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo

do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

EVANGELHO: Mt 18,1-5.10

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino dos céus? 2Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: 3Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e

vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. 4Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. 5E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe. 10Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Dia do Anjo da Guarda, nosso zeloso protetor. Diz o salmista que nenhuma desgraça me atingirá, nenhuma praga chegará à minha casa, porque em meu favor Deus ordenou aos seus anjos que me guardem em todos os meus caminhos. A Carta aos Hebreus afirma que os anjos são todos espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação. Os evangelistas falam dos anjos das crianças que no céu contemplam sem cessar a face do Pai. Na parábola do rico

e do pobre, quando Lázaro morre, os anjos o levam ao seio de Abraão. Os anjos são mencionados na Bíblia e são mensageiros de Deus. Às vezes se confundem com o próprio Deus. A tradição cristã os vê como seres espirituais criados por Deus com inteligência e vontade livres, podendo escolher o bem ou o mal. Os anjos não são vistos e a imaginação os retrata com suas asas de mensageiros. Alguns deles se manifestaram na história humana, como Gabriel, com suas mensagens, e Rafael, que acompanhou o jovem Tobias em sua viagem e curou a cegueira de seu pai. Alguém numa conversa referia-se constantemente a um certo Ambrósio, não conhecido dos demais, até o momento em que disse: “Falando com Ambrósio, o meu Anjo da Guarda…”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos os Santos Anjos da Guarda. Neste início da nossa oração, agradeçamos a Deus por ter-nos dado um anjo para nos guardar do mal. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? O Evangelho de hoje traz uma discussão entre os discípulos sobre “quem é o maior no Reino dos Céus”. O que Jesus responde a eles? Que exemplo Jesus dá? Faça a leitura do texto bíblico com calma, quantas vezes julgar necessário, destaque os personagens que surgem durante a narrativa e identifique seu tema central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O Senhor fala com você por meio de sua Palavra. O que Ele lhe diz? Qual versículo mais marcou seu coração? Se você ainda não conseguiu identificar o que o Senhor quer dizer-lhe, leia novamente o texto, procurando ouvi-lo, e faça a sua meditação.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com que palavra de Deus você deseja viver este dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]