Liturgia diária, Sagrado Coração de Jesus - Mt 11,25-30

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Sagrado Coração de Jesus – Ano Litúrgico A

23 de junho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças.

PRIMEIRA LEITURA: Dt 7,6-11

Leitura do Livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo, dizendo: 6“Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra para seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos – na verdade, sois o menor de todos –, 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do faraó, rei do Egito. 9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo-o perecer; e não o deixa esperar, mas

dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática!”

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 102

— O amor do Senhor Deus por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

— O amor do Senhor Deus, por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda a culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

SEGUNDA LEITURA:

1Jo 4,7-16

Leitura da Primeira Carta de São João – 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou

o seu Filho como salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

EVANGELHO: Mt 11,25-30

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Deus revela seus grandes segredos aos pequeninos. A grande revelação é seu próprio Filho, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que se fez pequenino no meio de um povo humilde. Você está cansado? Sente o peso da vida? Encoste-se em Jesus, seja você quem for, e sinta como o jugo dele é suave e seu fardo leve. E aprenda dele. Aprenda com ele a ser manso e humilde de coração. Seja manso, apare as arestas, não tenha resposta pronta para tudo, não seja grosseiro. Cultive suas qualidades, alimente grandes projetos, leia, estude, desenvolva projetos, seja empreendedor com simplicidade e humildade, sem se sentir superior a ninguém. Tem gente que se sente sobrinho da rainha de Sabá pelo cargo que tem ou pela roupa que veste. São os sábios e entendidos deste mundo, que se contrapõem aos pequeninos, por sua altivez e arrogância. A festa do Sagrado Coração é por excelência a festa dos mansos e humildes, dos cansados que buscam repouso, é a festa da misericórdia do nosso Deus. Ninguém jamais viu a Deus. O Verbo eterno vindo a este mundo mostrou como é Deus por dentro, mostrou-o em sua misericórdia.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Celebramos hoje o Sagrado Coração de Jesus. Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração, e peçamos a graça de escutar sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Deus se revela por meio de seu Filho Jesus Cristo. Aproxime-se da sua Palavra e faça a leitura, destacando os verbos e os personagens que surgem ao longo do texto. Procure identificar o tema central do Evangelho e reflita sobre a mensagem que Jesus comunica por meio dele.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Releia o Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Deixe-se tocar pela Palavra e identifique o caminho que o Senhor lhe indica.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você se coloca na presença do Senhor e lhe diz tudo que há em seu coração. Esse é um encontro muito esperado por Deus, na pessoa de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo. Apresente ao Senhor o que você deseja sem medo, pois Deus o(a) ama com amor infinito.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você deseja colocar em prática neste momento da sua vida?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]