Liturgia diária, Sagrado Coração de Jesus - Mt 11,25-30

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

11ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

16 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças.

PRIMEIRA LEITURA: Dt 7,6-11

Leitura do Livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo, dizendo: 6“Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra para seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos – na verdade, sois o menor de todos –, 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do faraó, rei do Egito. 9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo-o perecer; e não o deixa esperar, mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática!”

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 102

— O amor do Senhor Deus por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

— O amor do Senhor Deus, por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda a culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

SEGUNDA LEITURA: 1Jo 4,7-16

Leitura da Primeira Carta de São João – 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

EVANGELHO: Mt 11,25-30

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus faz uma oração de louvor. “Eu te louvo, Pai”, diz ele. Por que Jesus está louvando? Porque o Pai se revela aos pequeninos. Jesus é manso e humilde de coração e nos convida a sermos como ele para encontrarmos descanso. Não tem descanso quem multiplica desejos. Não tem descanso quem vive movido por ambições. Esvaziar-se faz parte da nossa espiritualidade. Jesus esvaziou a si mesmo, vindo habitar entre nós. O jugo do mundo é pesado. “Os que governam as nações as dominam e os seus grandes as tiranizam.” O jugo de Jesus, ao contrário, é suave e seu fardo, leve. O de Jesus, evidentemente, porque só ele é Santo, só ele é o Senhor, só ele é o Altíssimo, só ele é pobre, obediente e casto. Nós somos seus seguidores. Seguimos os seus passos na busca de uma via unitiva que nos torne semelhantes a ele. Eis um bom propósito: querer em tudo ser parecido com Jesus. Eis uma pergunta: o que faria Jesus? Quando as crianças se aproximaram e os discípulos as afastaram, o que fez Jesus? Quando a mulher foi pega em flagrante delito e quiseram apedrejá-la, o que fez Jesus?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Celebramos hoje o Sagrado Coração de Jesus. Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração, e peçamos a graça de escutar sua Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Deus se revela por meio de seu Filho Jesus Cristo. Aproxime-se da sua Palavra e faça a leitura, destacando os verbos e os personagens que surgem ao longo do texto. Procure identificar o tema central do Evangelho e reflita sobre a mensagem que Jesus comunica por meio dele.

“O Papa João XXIII recomendava: “Em qualquer lugar que fordes, levai junto o coração”. Hoje festejamos o Coração de Jesus, símbolo de sua ternura, de seu amor e do seu perdão. Nós não temos possibilidades de conhecer a Deus, puro espírito. Por isso ele se revelou em seu Filho Jesus. Os pobres, os pequenos, os humildes são aqueles que melhor se dispõem a acolher as maravilhas de Deus. O coração fala ao coração. Contrariamente aos simples, os sábios e entendidos – leia-se orgulhosos – estão tão cheios de si que não abrem espaço para a sabedoria de Deus. Além de revelar sua sabedoria aos simples e pequeninos, Jesus se prontifica a ajudar a carregar suas cruzes. Por que é amor, o jugo do Senhor é leve.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deixo-me tocar pela Palavra e identifico o caminho que o Senhor me indica.

Oração (Vida)
Na oração, você se coloca na presença do Senhor e lhe diz tudo que há em seu coração. Esse é um encontro muito esperado por Deus, na pessoa de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo. Apresente ao Senhor o que você deseja sem medo, pois Deus o(a) ama com amor infinito.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplando esta Palavra: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” O que você deseja colocar em prática neste momento da sua vida?

Bênção
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4,8).

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]