Oração diária, Sagrada Família: Jesus, Maria, José - Lc 2,22-40

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 2,22-40

Deus escolheu uma família, para seu Filho Jesus. Maria e José cumprem perfeitamente o desígnio divino e acolhem Jesus, o Filho eterno do Pai.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me a graça de ser piedoso e justo como as pessoas envolvidas no mistério da encarnação de teu Filho Jesus. Sejam elas para mim fonte de perene inspiração.

Sagrada Família: Jesus, Maria e José – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 27 de dezembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Eclo 3,3-7.14-17a

Leitura do Livro do Eclesiástico:

3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.

4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe.

14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, 16mas

servirá para reparar os teus pecados 17ae, na justiça, será para tua edificação.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  127 

— Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

— Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

— Feliz és tu se temes o Senhor/ e trilhas seus caminhos!/ Do trabalho de tuas mãos hás de viver,/ serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda/ no coração da tua casa;/ os teus filhos são rebentos de oliveira/ ao redor de tua mesa.

— Será assim abençoado todo homem/ que teme o Senhor./ O Senhor te abençoe de Sião,/ cada dia de tua vida.

Segunda Leitura (Cl 3,12-21)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que

a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos.

16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai.

18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

EVANGELHO:  Lc 2,22-40

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

22Quando

se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meu olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Celebramos hoje a festa da Sagrada Família, dentro do tempo litúrgico do Natal. O Filho de Deus quis ser homem como nós, nasceu numa família e teve como pais nesta terra José e Maria. O Evangelho de hoje diz que, “quando os pais levaram o Menino Jesus ao Templo…”; “o pai e a mãe ficavam admirados…”; “Maria, a mãe…”; “O menino foi crescendo, ficando forte…”.

O texto fala de uma família na qual há um pai, uma mãe e ao menos um filho. Esta é uma realidade tão importante que merece sempre uma reflexão de todos nós. Casal não é só prazer afetivo. Filho não é só um “fofinho encantador”. A família supõe relações muito complexas que precisam ser administradas com ciência e conhecimento de causa.

Educação é uma tarefa difícil e complicada, que não se improvisa. Não é só colocar um filho no mundo e deixar que as coisas aconteçam segundo a natureza. Assim também as diferenças entre as pessoas, entre o esposo e a esposa, precisam ser tratadas com sabedoria.

Se for animada por uma espiritualidade conjugal, a família terá a oportunidade de se tornar sempre mais uma Igreja doméstica, como também um sólido núcleo fundamental da sociedade humana. Se os pais não têm ideia de como se relacionar e como superar as dificuldades, e se não receberam nenhuma formação para ajudar o desenvolvimento dos filhos, quando estes se tornam naturalmente problemáticos ou passam a sofrer influências inesperadas, o barco da família pode facilmente soçobrar. Família não acontece “num qualquer de repente!”.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Liturgia festiva da Sagrada família: Jesus, Maria e José. O Pai escolheu uma família, a família de Nazaré, para seu Filho Jesus. Maria e José cumprem perfeitamente o desígnio divino e acolhem Jesus, o Filho eterno do Pai.

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o Evangelho? Faça uma leitura atenta e observe os diferentes elementos presentes no texto. Quem são os personagens? O que Simeão fala a respeito do Menino? O que ele comunica a Maria?

“A família é a comunidade da salvação. É um espaço único e insubstituível. É chamada pelos documentos do Vaticano II como igreja doméstica ou pequena igreja. Nela devem realizar-se os mesmos gestos sagrados que acontecem na grande Igreja, no templo da comunidade. Na família deve ser lida a Palavra de Deus, cultivada a dimensão do perdão e devem ser dadas graças a Deus. O pão que se reparte nas mesas deve ser evocação do pão partido e partilhado na Eucaristia. Os pais são os primeiros catequistas, os primeiros evangelizadores deste espaço sagrado. As primeiras comunidades cristãs celebravam a Missa nas casas, mostrando como é sagrado o lar. A oração e o diálogo são necessários para a estabilidade da família.”

Meditação (Caminho)

Simeão, tomando o menino nos braços, louvou a Deus dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixa teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”.

A fé cristã proclama a salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo. Ela atinge a totalidade da existência do ser humano e dá sentido ao seu viver. Pensemos hoje na ação salvífica de Deus que acontece na nossa história.

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ao Senhor sua família. Agradeça e ore: Oração pela Família.
Padre Zezinho
Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor
Abençoa, Senhor, as famílias. Amém
Abençoa, Senhor, a minha também

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

O Espírito Santo ilumine e inspire os casais em sua missão e lhes conceda a paz.
Desça sobre as famílias a bênção de Deus Pai de amor e bondade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !