Oração diária Sabeis interpretar os sinais dos tempos

29ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

21 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, corrige a negligência que me impede de entregar-me inteiramente a ti, sem demora. Torna-me hábil para as coisas do teu Reino!

PRIMEIRA LEITURA: Ef 4,1-6

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também uma só é a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 23

          — É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração.

— Quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador.” “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

EVANGELHO:  Lc 12,54-59

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Critérios de julgamento, nós os temos espontaneamente? Somos capazes de distinguir o que serve do que não serve, o que convém do que não convém? Temos inteligência e sabedoria para isso ou dependemos da lei, do mandamento explícito e escrito, do que é exterior a nós mesmos? Na terra de Jesus, a nuvem do ocidente era sinal de chuva; se soprava o vento sul, fazia calor. Entre nós, em alguns lugares se diz “nuvem baixa, sol que racha, nuvem na serra, chuva na terra”. Sim, somos capazes de ler e de interpretar os sinais da atmosfera. E os sinais dos tempos, por que não os interpretamos? Por que não julgamos por nós mesmos o que é justo? Esta pergunta significa que somos capazes de apreciar os acontecimentos da vida, de perceber seu valor, o que é melhor e mais conveniente agora. A interpretação dos acontecimentos pode e deve ser feita. Jesus esperava que seus contemporâneos percebessem sua presença, que alguma coisa nova estava acontecendo, que a chegada do Reino exigia mudanças. Não percebiam ou não queriam perceber. Jesus os chama de hipócritas.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, Jesus diz para multidão que o homem sabe quando vai chover, ou seja, sabe identificar os fenômenos da natureza, mas não percebe a presença do Reino de Deus. De que modo Jesus fala com a multidão? Qual mensagem deixa para o povo? Leia o texto com bastante atenção e não perca de vista suas palavras-chaves, para melhor compreendê-lo.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O que Jesus lhe transmite? Releia o texto, deixando-se tocar por ele. Não o perca de vista, mas abra bem o ouvido e o coração para escutar o que o Senhor tem a lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, conte ao Senhor tudo que se passa com você. Aproxime-se dele sem medo e apresente suas preces, pois Ele é amor e misericórdia.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta neste momento? O que o Senhor lhe pede para viver hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]