Oração diária De Nazaré pode sair algo de bom?

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Jo 1,45-51

Façamos a oração do dia: Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.

21ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 24 de agosto de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ap 21,9b-14  

Leitura do Apocalipse de São João.

9bUm anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 145(144)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens, e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração!

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

EVANGELHO: Jo 1,45-51

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.

46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael

respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Hoje é festa de São Bartolomeu, e o Evangelho fala de Natanael. São duas pessoas ou dois nomes para a mesma pessoa? Os Evangelhos Sinóticos falam de Filipe e Bartolomeu, enquanto, no Evangelho de João, Filipe aparece junto com Natanael. Os judeus tinham o costume de dizer o nome e de quem a pessoa era filho. “Ben-Hur” é filho de Hur. Em aramaico, filho se diz “bar”. Bar-tolomeu é o filho de Tolomeu.

Então o nome completo do apóstolo seria: Natanael, filho de Tolomeu, ou, Natanael Bartolomeu. No Evangelho de João está escrito que, depois da ressureição de Jesus, Pedro, Tomé e Natanael estavam juntos na beira do mar de Tiberíades. É a única vez que esse trio aparece junto, e são os três que, de certa forma, desafiaram Jesus. Quando Filipe disse a Natanael que o Messias prometido era Jesus de Nazaré, filho de José, Natanael logo reagiu perguntando se de Nazaré poderia sair alguma coisa boa.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje festejamos São Bartolomeu, homem da pequena cidade de Caná, onde Jesus transformou a água em vinho. Um dos primeiros chamados de Cristo. Sofreu o martírio terrível, sendo esfolado vivo.

Vem e vê! Somos todos chamados a nos encontrar pessoalmente com Jesus e deixar que Ele nos questione conforme nossa vocação, nossa fé e nossa realidade.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas.” Faça a leitura do Evangelho, destaque os elementos que mais lhe chamam atenção e identifique a relação estabelecida entre os personagens. Qual é o desejo de Deus que o evangelista nos transmite por meio desta narrativa?

“A vida é a arte dos encontros. Há encontros que alteram o rumo de nossa vida, para melhor ou para pior. Filipe teve um encontro com o Mestre e logo foi comunicar a maravilhosa descoberta a Natanael, que figura na lista dos Doze, com o nome de Bartolomeu. Inicialmente com indiferença, Bartolomeu fica admirado porque Jesus conhecia seu nome e sua vida. Assim aconteceu também com Zaqueu. Assim acontece conosco. A iniciativa nunca é nossa, mas de Deus. Discípulo-missionário, Filipe sente a necessidade de manifestar sua descoberta. Deus conhece nosso nome e conhece a misteriosa figueira, sob a qual nos abrigávamos. Ele conta conosco para anunciar a Boa-Nova com alegria, e isso pela palavra e pelo exemplo.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?

Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus?
Deixe seu coração falar…

“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração, cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar!

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !