Oração diária, Quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna - Jo 6,35-40
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 6,35-40

Jesus afirma que ressuscitará no último dia quem nele crê. Esta é a vontade do Pai, que não se perca nenhum daqueles que ele deu a Jesus.

Façamos a oração do dia: Pai, transforma-me em discípulo autêntico de teu Filho Jesus, de modo que a tua vontade seja o centro de minha existência, e eu experimente, já na Terra, a vida eterna.

3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 21 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  At 8,1b-8 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.

2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.

7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos

paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 66(65)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras”!

— Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”!

— O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

EVANGELHO: Jo 6,35-40 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.

38Pois

eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus afirma que ressuscitará no último dia quem nele crê. Esta é a vontade do Pai, que não se perca nenhum daqueles que ele deu a Jesus. Esta é a vontade do Pai, que quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna e ressuscite no último dia. Enquanto o último dia não chega, o que fazemos? Vamos a Jesus, que é o pão da vida, sabendo que ele é o alimento da vida eterna, sabendo que serão saciados os que

têm fome e sede de justiça. E a fome e sede sentidas pelo corpo que necessita de alimentos para manter-se vivo? Quem dá de comer a tantas pessoas famintas e sedentas no mundo de hoje? Crendo em Cristo, participando da Eucaristia e esperando a ressurreição procuramos estar em tudo atentos às necessidades uns dos outros. Se falamos em partilhar o alimento, falamos também em não desperdiçar. Se falamos em partilhar, falamos também em não desviar. Não ressuscitará para a vida quem desvia para si mesmo o que se destina à moradia, à saúde, à educação de todos. O que é de todos não é só meu. “Queres honrar o Corpo de Cristo?”, pergunta São João Crisóstomo. “Não permitas que seja desprezado nos seus membros, isto é, nos pobres que não têm o que vestir.”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Quem de nós já experimentou uma grande fome e foi saciado com um pedaço de pão? Aquele pão nos saciou, nos alegrou, nos devolveu a vida. Essa imagem utilizada por Jesus, muito mais do que uma comparação, é o sentido mais verdadeiro do que Cristo é para todo aquele que nele crê: o verdadeiro alimento. Acolhendo o alimento da Palavra e a vida que o Senhor quer comunicar-nos neste dia, rezemos com esta canção.

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia-o atentamente o Evangelho e, depois, faça uma nova leitura repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quem é Jesus segundo o texto? Qual é a relação entre o ver e o crer? Qual é a vontade do Pai que Jesus veio realizar?

“Neste relato há uma troca de interlocutores. Jesus não mais fala às multidões, mas aos judeus. Com este termo, João designa as autoridades religiosas judaicas. Elas murmuram. Exatamente como seus pais haviam murmurado no deserto contra o maná e contra o próprio Moisés. Começa aqui a se delinear o conflito que levaria Jesus à condenação e à morte. Jesus é o enviado do Pai, sua vontade é a vontade do Pai, seu projeto é o projeto do Pai. A Eucaristia é o horizonte diante do qual estes diálogos acontecem. O Pão de vida eterna encaminha para a ressurreição. Comungar é assumir todo o projeto de Jesus. O Pai é nosso intercessor. Ele sabe que estamos no mundo, mas não somos do mundo, e não quer que nenhum dos seus se perca.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Faça uma nova leitura e, silenciando seu coração, pergunte o que o Senhor quer lhe dizer por meio do texto. Qual é a importância das palavras de Jesus para sua vida? O que significa fazer a vontade de Deus? Em que momentos Jesus é o pão que sustenta e revigora sua vida?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Reze ainda a oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Fazer a vontade de Deus é sinal de que você está sendo alimentado(a) pelo Pão da vida que é Jesus. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração?

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui