Oração diária, A lâmpada que deve ser colocada num ponto alto para iluminar - Mc 4,21-25

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 4,21-25

A lâmpada que hoje o texto menciona é o Evangelho, que deve ser colocado em lugar visível para iluminar a todos.

Façamos a oração do dia: Pai, ensina-me a ser benevolente com quem deve ser evangelizado por mim, para que, no final de minha missão, eu possa também experimentar a tua benevolência.

3ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 28 de janeiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Hb 10,19-25 

Leitura da Carta aos Hebreus.

19Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. 20Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. 22Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda má consciência e o corpo lavado com água pura.

23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. 25Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 24(23)

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

EVANGELHO: Mc 4,21-25 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se

alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Duas sentenças de sabedoria saídas da boca de Jesus. A primeira: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, nada acontece em segredo que não venha a ser revelado”. E a segunda: “A medida que vocês usarem para os outros será usada também para vocês, e lhes será acrescentado ainda mais”. Uma lâmpada não se acende para ser escondida, mas para iluminar o ambiente onde se encontra.

A Palavra ouvida em segredo deve se tornar pública. A Palavra de Deus deve ser anunciada publicamente. Os valores propostos por Cristo em seu Evangelho devem se tornar valores na vida das pessoas e da sociedade. “Façam todas as nações discípulos meus”. Prestar atenção ao que ouvimos, começando pela disposição de ouvir. Há gente que não ouve e não quer ouvir, esquecendo-se de que a Sabedoria encarnada é só Jesus. Um dia Cristo nos medirá com a mesma medida com a qual medimos os outros.

Se

tivermos sido generosos, a medida de Cristo para conosco será ainda maior e mais larga. No fim, a quem tem será dado e a quem não tem será tirado até o que tem. Temos que ser ricos aos olhos de Deus. “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”, porque ouvir e acolher nos enriquece e nos dá a Sabedoria. Sabedoria para iluminar, sabedoria para medir.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Memória litúrgica de São Tomás de Aquino. A lâmpada que hoje o texto menciona é o Evangelho, que deve ser colocado em lugar visível para iluminar a todos. O Evangelho de hoje nos convida a ouvir com atenção a Palavra de Deus e a colocá-la em prática. O verdadeiro discípulo é aquele que ouve a Palavra e a coloca em prática.

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus questiona: “Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro?”. Também nos chama a atenção para ouvirmos, ficarmos atentos. Por fim, declara que “a medida que usardes para os outros servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem”.

“A lâmpada, antes de tudo, é o Evangelho, que deve ser colocado em lugar visível para iluminar a todos. Embora formulada de maneira universal, a sentença se aplica ao mistério do Reino de Deus, cujo início, na missão de Jesus, é escondido, mas que deve tornar-se manifesto ao mundo na missão dos discípulos. É a lição do grão de mostarda. Pedro, pressionado pelas autoridades judaicas, desafiava: não posso calar-me. Jesus nos adverte contra a tentação do julgamento. A luz apenas ilumina e, a partir dela, cabe a cada um assumir o seu dever. Julgar é considerar-se referência da verdade. A única referência deve ser Jesus Cristo. Um só é nosso Mestre, todos somos irmãos. Mesmo assim, temos o compromisso da entreajuda.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto.
Qual é a lâmpada que não pode ficar escondida? O que Jesus quer dizer com a expressão “quem tem ouvidos, ouça”? Eu me proponho a escutar com atenção os ensinamentos de Jesus?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !