Liturgia diária, O menor no Reino dos Céus é maior do que ele - Mt 11,11-15

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 11,11-15

A vida cristã não é um caminho de flores, mas precisa ser marcada pela resistência. É o caminho estreito que supõe a cruz, a renúncia e o último lugar.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me força para combater os vícios e os pecados que me impedem de aderir plenamente ao teu Reino, e para suportar a violência dos que se opõem a ti.

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 10 de dezembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei”, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel.

15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel.

17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei

nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d’água.

19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o Santo de Israel tudo criou

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO

— Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!
— Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!

— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

EVANGELHO: 
Mt 11,11-15

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

João Batista é uma figura proeminente no Tempo do Advento. É o precursor, o anjo do deserto, que prepara o caminho do Senhor. Jesus o elogia dizendo que ele era o maior dos que até então tinham nascido. Jesus se refere ao tempo desde a criação do mundo e ao início do fim dos tempos. O início do fim dos tempos é o início do Reino dos Céus já aqui na terra. São os tempos do Messias, ou de Jesus, o Filho de Deus encarnado.

João

Batista conclui a primeira Aliança do Antigo Testamento. É o último dos profetas, que faz a passagem da Aliança antiga para a nova. O profeta Malaquias termina a sua profecia anunciando o envio de Elias. Elias virá antes do Dia do Senhor, do juízo final, que começa com a vinda do Messias Jesus. Elias é o sinal visível da chegada do Messias. Onde está Elias, que foi arrebatado ao céu? “Se quereis aceitar”, diz Jesus, “João Batista é o Elias que há de vir”.

Ele é o sinal visível de que o Messias está chegando, de que o Reino dos Céus está próximo. O Reino sofre violência e os violentos querem apoderar-se dele. Uma interpretação diz que Deus viu toda a criação e era muito boa, mas viu também que a terra se corrompeu por causa da violência dos seres humanos. A violência surge como expressão da má inclinação do ser humano e tenta impedir o estabelecimento do Reino, com sua justiça.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No início desta leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós:
“Espírito Santo, concede-nos a ousadia de São João Batista no anúncio do Reino. Que neste tempo do Advento sejamos tocados pelo testemunho do precursor do Messias e preparemos o nosso coração para a vinda do Senhor. Amém.

Leitura (Verdade)

Qual é o contexto da narrativa? Quem é João Batista? Qual é a sua missão? De quais elementos da vida de São João Batista, presentes em outras narrativas, você se recorda?

“João anunciava a proximidade do Reino de Deus, mas entrar nele é possível somente com a adesão a Jesus. Enquanto o Reino era apenas promessa, todos se declaravam a favor, mas quando ele se faz presente com suas exigências de mudança e justiça, os círculos de poder usam de violência – oposição, prisão e morte – contra seus principais agentes. A vida cristã – ontem e hoje – não é um caminho de flores, mas precisa ser marcada pela cultura da resistência. É o caminho estreito que supõe a cruz, a renúncia e o último lugar. Não podemos querer um reino poderoso, mas acolher a pequena semente, que a seu tempo produzirá frutos. Somos um pequeno rebanho, o resto de Israel, mas temos a garantia do Espírito Santo.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual palavra encontrou sintonia em minha vida? Qual convite o Evangelho me faz? De que forma o testemunho de João Batista me ajuda na vivência deste tempo de espera do Senhor?

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos. Rezemos: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? Ao concluir sua reflexão e sua oração, em quais realidades você percebe a necessidade de uma maior abertura? O que 

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !