Liturgia diária - Este é o pão que desceu do céu... - Jo 6,52-59

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 6,52-59

Jesus insiste em dizer que sua carne e seu sangue são alimento, e quem deles se alimenta, ressuscitará e terá a vida eterna.

Façamos a oração do dia: Pai, que o corpo e o sangue de teu Filho Jesus sejam alimento para a minha caminhada em busca de ti, de maneira que eu não venha a desfalecer pelo caminho.

3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 23 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 9,1-20 

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”

5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo

levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.

10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.

15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então

Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.

18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 117(116)

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!

— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

EVANGELHO:  Jo 6,52-59

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então

Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.

59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus insiste em dizer que sua carne e seu sangue são alimento, e quem deles se alimenta, ressuscitará e terá a vida eterna. O alimento se converte naquele que o come, por isso diz o Senhor que “quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Se os judeus procuraram a “colagem com Deus”, chamada de “devekut”, aqui está Deus colando-se em nós. Cristo vive em nós e nós, nele. “Aquele que de mim se alimenta, viverá por mim ou por meio de mim, assim como eu vivo pelo meu Pai”. A vida do Pai e do Filho na Trindade é uma só e mesma. Assim será a vida de quem está unido a Cristo, a mesma vida de Cristo ressuscitado, que já não pode morrer. Viverá para sempre. Como Maria, que ao chegar à casa de Isabel com o fruto de seu ventre encheu sua prima do Espírito Santo e de alegria, assim também nós, recebida a comunhão, somos portadores da alegria do Espírito por onde quer que passemos.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“O pão da vida, a comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos e nos ensina a abrir as mãos, para partir e repartir o pão.” Esse refrão muito conhecido, entoado no momento em que nos aproximamos do altar para receber a Eucaristia, nos lembra de que, assim como o Senhor se dá em alimento para que tenhamos vida, também nós somos convidados a partilhar, promover e defender a vida.

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta, destaque as palavras centrais do Evangelho e procure estabelecer uma relação entre elas. A quem Jesus está instruindo? Qual é a relação entre Jesus e o Pai que o texto nos apresenta? O que você entende por “comer a carne do Filho do Homem e beber o seu sangue”?

“A cena se passa em Cafarnaum. A sinagoga, originalmente, a referência do sonho messiânico, torna-se um núcleo de resistência à Boa-Nova. Na mesma linha situa-se Cafarnaum, à beira do lago, que não soube reconhecer e acolher a Jesus. A vida definitiva se encontra na condição humana de Jesus. Ele é o Filho de Deus que veio dar vida definitiva aos homens. Seus adversários não admitem que um homem possa ter origem divina e, portanto, possa dar vida definitiva. Seu apego à tradição impede que acolham o novo. O Verbo se fez carne e armou sua tenda junto à humanidade. Jesus oferece sua carne e seu sangue em favor de todos. Esta compreensão só é possível a partir da fé, dom de Deus e aceito pelo homem.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual é a importância do sacramento da Eucaristia em sua vida? Como é sua relação com o Senhor? Sintetize em uma frase o que você descobriu de novo na meditação deste Evangelho.

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde as luzes que a Palavra lhe revelou e os apelos que lhe fez.
Peça a graça de tornarmo-nos, a exemplo de Jesus, que se torna alimento de vida para nós, pão partilhado na vida de nossos irmãos e promotores da vida.

“Jesus, Mestre Divino, Vós sois a vida, o amor. Morrestes numa cruz para o mundo renascer todo novo, vida plena. Nós vos louvamos, Senhor, pela vida que nos dais. Vós viveis em nós, nós vivemos em Vós. Vós sois a nossa vida. Jesus, Mestre divino, plenificai o nosso ser. Nossa vida vos irradie, nossa voz sempre anuncie ao mundo a Boa Nova. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? Que apelo despertou em seu coração? Como você deseja colocar em prática os apelos da Palavra, neste dia?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !