Liturgia diária, Quem são meus irmãos e minha mãe? - Lc 8,19-21

25ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

26 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que minha condição de membro da grande família do Reino se expresse no meu modo de proceder. Pela disposição a amar, quero dar provas de ser teu filho.

PRIMEIRA LEITURA:  Esd 6,7-8.12b.14-20

Leitura do livro do Esdras – Naqueles dias, 7Deixai continuar os trabalhos da casa de Deus; que o governador dos judeus e seus anciãos reconstruam-na no seu lugar. 8Também ordeno como é que se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus, tendo em vista a reconstrução da mencionada casa de Deus: das receitas reais provenientes dos impostos de além-rio, a despesa será fielmente paga a esses homens, a fim de que a obra não sofra interrupção. 12O Deus que fez habitar ali o seu nome destrua todo rei, todo povo que ousar fazer qualquer coisa para mudar este decreto e destruir essa casa de Deus que está em Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem: seja ela pontualmente executada. 14Os anciãos dos judeus puseram-se a construir o templo e fizeram progresso, sustentados pelas profecias de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado. Prosseguiram a construção, segundo a ordem do Deus de Israel, e segundo a ordem de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, rei da Pérsia. 15Terminou-se o edifício no terceiro dia do mês de Adar no sexto ano do reinado de Dario. 16Os israelitas, os sacerdotes, os levitas e os demais repatriados celebraram com júbilo a dedicação dessa casa de Deus. 17Ofereceram, por ocasião dessa dedicação, cem touros, duzentos carneiros, mil e quatrocentos cordeiros e doze bodes como vítimas pelos pecados de todo Israel, segundo o número das tribos de Israel. 18Estabeleceram os sacerdotes segundo as suas classes, e os levitas segundo suas divisões, para celebrar o culto de Deus em Jerusalém, de conformidade com as prescrições do livro de Moisés. 19Os repatriados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. 20Os sacerdotes e os levitas, sem exceção, tinham-se purificado; todos estavam puros. Imolaram a Páscoa por todos os repatriados, pelos seus irmãos, os sacerdotes, e por si mesmos

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 121

          — Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

EVANGELHO:  Lc 8,19-21

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão. 20Foi-lhe avisado: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te. 21Ele lhes disse: Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Ao ouvir esta passagem de Maria e dos chamados irmãos de Jesus que o procuram, imediatamente afirmamos: “Maria é aquela que ouve a Palavra de Deus e a põe em prática”, o que é verdade. Mas é verdade também que Jesus está de tal forma entregue à sua missão que a família passou para o segundo plano. Minha família, minha mãe e meus irmãos são estes que estão ouvindo agora a Palavra de Deus e querem pô-la em prática. De fato, a família de Jesus se amplia como se amplia a família de todos aqueles e aquelas que se dedicam aos outros. As pessoas adquirem um rosto e os relacionamentos se multiplicam. Mais ainda aqueles que seguem Jesus e fazem sua a missão do Mestre, como fizeram os Doze neste exercício de vida pastoral e ministerial. Algumas pessoas decidem assumir pessoalmente e fazer sua o que é vocação de todos. Toda a Igreja é contemplativa, toda a Igreja é missionária, e eu me faço missionário, e eu me integro na vida contemplativa. O que é de todos se concretiza na vida de pessoas que dão resposta a chamados específicos. Por nossa limitação de tempo e espaço, revelamos aspectos da multiforme graça de Deus presente em sua Igreja. A grande família dos irmãos e irmãs de Jesus tem Maria, a Mãe, à frente, de coração e ouvidos abertos para ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática. A Palavra é ouvida de diversas maneiras, assim como sua prática acontece de forma diversificada. Tudo, porém, se concentra na caridade fraterna. Deus está onde está o amor prático.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste início da nossa oração, rezemos com São Cosme e São Damião, dois santos que juntos fizeram grandes ações pelo povo de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia a Palavra de Deus e destaque os verbos que mais chamaram sua atenção. Quais personagens estão presentes no texto? Qual é o ensinamento de Jesus? Quais pessoas são consideradas irmãos e mãe de Jesus? Reflita sobre a união com Jesus, que se dá não pelo vínculo de sangue, mas pelo amor e pela misericórdia.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho e faça a sua meditação. De que forma sua família vive a fé? A Palavra de Deus está no centro da sua vida? Escute o que o Senhor lhe diz por meio da Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento, faça a sua oração ao Senhor. Apresente a Ele as preces que brotaram em seu coração e as necessidades da humanidade e do povo de Deus. Reze pedindo também a paz no mundo e no coração das pessoas.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]