Liturgia diária, Quem recebe o discípulo, recebe o Mestre - Lc 10,13-16

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

26ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

06 de outubro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, por ter meu nome inscrito no céu e por estar unido a ti, única fonte de vida e de libertação, ajuda-me a lutar contra o mal que mantém a humanidade cativa do egoísmo.

PRIMEIRA LEITURA:  Br 1,15-22

Leitura do livro de Baruc – 15Ao Senhor nosso Deus, cabe a justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, como acontece no dia de hoje aos homens de Judá e aos habitantes de jerusalém, 16nossos reis e príncipes, sacerdotes, profetas e nossos pais, 17porque pecamos contra o Senhor. 18Nós lhe desobedecemos; recusamo-nos a ouvir a voz do Senhor, nosso Deus, e a seguir os mandamentos que nos deu. 19Desde o dia em que o Senhor tirou nossos pais do Egito até agora, persistimos em nos mostrar recalcitrantes contra o Senhor, nosso Deus, e, em nossa leviandade, recusamos escutar-lhe a voz. 20Por isso, como agora o vemos, persegue-nos a calamidade assim como a maldição que o Senhor pronunciara pela boca de Moisés, seu servo, quando este fez com que saíssem do Egito nossos pais, a fim de nos proporcionar uma terra que mana leite e mel. 21Contudo, a despeito dos avisos

dos profetas que nos enviou, não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus. 22Seguindo cada um de nós as inclinações perversas do coração, servimos a deuses estranhos e praticamos o mal ante os olhos do Senhor, nosso Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 78

          — Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!
— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

— Invadiram vossa herança os infiéis, profanaram, ó Senhor, o vosso templo, Jerusalém foi reduzida a ruínas! Lançaram aos abutres como pasto os cadáveres dos vossos servidores; e às feras da floresta entregaram os corpos dos fiéis, vossos eleitos.

— Derramaram o seu sangue como água em torno das muralhas de Sião, e não houve quem lhes desse sepultura! Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, um objeto de desprezo e zombaria para os povos e àqueles que nos cercam. Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? Conservareis eternamente a vossa ira? Como fogo arderá a vossa cólera?

— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois

estamos humilhados em extremo.

— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

EVANGELHO: Lc 10,13-16

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza. 14Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. 15E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos. 16Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus não deixa seus discípulos missionários desprotegidos. A vida

deles não será tranquila. Comparados a ovelhas no meio de lobos, é possível imaginar o perigo que correm. No entanto, as cidades que não os recebem serão julgadas com mais rigor do que Sodoma. Corazim e Betsaida viram milagres, ouviram o Senhor e não produziram frutos de conversão. Serão tratadas com mais rigor do que as cidades dos pagãos. Jesus se identifica com os seus discípulos em missão e toma as suas dores. Não são fracassados nem perdedores e deixem a justiça ao Senhor da misericórdia. Quem recebe o discípulo, recebe o Mestre, e quem recebe o Mestre, recebe quem o enviou. Grande é o resultado da virtude da acolhida! Há discípulos missionários ativos no meio das confusões deste mundo e há discípulos missionários silenciosamente inseridos no mundo. Raramente são vistos, mas são os para-raios da ira de Deus, se é que Deus tem ira. Muitos são consagrados nos votos religiosos e na ordenação. São monges e monjas no silêncio do claustro. Outros são leigos e leigas, silenciosamente ativos na família, na comunidade, em obras sociais, em situações ocasionais que pedem a presença caridosa de alguém. O mundo está cheio de maldade, mas a bondade brota como florzinha na rachadura do asfalto.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Celebremos, hoje, o Sagrado Coração de Jesus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!” A que o texto se refere? Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente, quantas vezes julgar necessário, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais são as orientações de Jesus? Qual é a temática central do Evangelho? Relembre outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Mantenha o Evangelho em sua mente e em seu coração e faça a sua meditação. Se for necessário, leia o texto novamente, com bastante calma, e permita que a Palavra chegue diretamente ao seu coração. Qual palavra do texto encontrou mais sintonia com a sua vida?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento de dialogar com o Senhor, em resposta ao que Ele lhe revelou por meio de sua Palavra. Aproxime-se dele, silenciando sua mente e seu coração, e faça a sua oração. Louve ao Senhor por sua vida e reze por suas intenções e pelas necessidades do povo de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos o texto despertou em você? Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]