Liturgia diária, O servo não é maior do que seu senhor - Jo 13,16-20

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 13,16-20

A missão do discípilo é essa: consciência do envio. É perceber o rosto do Senhor, sobretudo, no rosto dos pobres e excluídos.

Façamos a oração do dia: Pai, inculca no meu coração a certeza de que só tu és Senhor, e que entre os seres humanos deve reinar igualdade e solidariedade, sem opressão.

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 29 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 13,13-25 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.

15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”.

16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-o de cuidados no deserto. 19Destruiu

sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente.

Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.

23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 89(88)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus.

— Encontrei

e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

— Não será surpreendido pela força do inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’

EVANGELHO: Jo 13,16-20 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se

sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Cristo ressuscitado, Bom Pastor, nos ofereceu os sacramentos do Batismo e da Eucaristia, juntamente com sua Palavra de vida, e nos oferece ainda o ministério ordenado. De quando em vez, ao longo da história, passamos por crises, atualmente mais exploradas pela rapidez dos meios de comunicação. Sempre houve na vida da Igreja algum santo que se distinguiu por seu trabalho pela reforma do clero.

Embora muitas vezes exaltado como se fosse um super-homem, crises, acusações, prisões têm demonstrado que “o padre é somente um homem ordinário que vive coisas extraordinárias”, dizia o padre francês Pierre Amar. “O enviado não é maior do que aquele que o enviou”, lemos no Evangelho de João. “Enviado” em grego é o apóstolo e apóstolo é o bispo. Jesus anuncia ainda que um apóstolo comerá do seu pão e o trairá.

Quando alguém comentou a existência de “pecados cardiais” não disse nada de novo. Mas, apesar dos pesares, Jesus aceita se identificar com os seus apóstolos. “Quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe.” Não faça dos ministros da Igreja uma imagem falsa, nem para o bem, nem para o mal. Não julgue. Ame. Abra caminhos de conversão.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na liturgia celebramos hoje Santa Catarina de Sena, padroeira da Itália. Teve grande influencia na Igreja e na sociedade civil. Entrou na Ordem Terceira de São Domingos. Em tempos difíceis lançou fortes apelos em favor da paz. Morreu muito jovem, aos trinta e três anos de idade.

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Para uma melhor compreensão, convidamos você a ler na sua Bíblia o texto de Jo 13,1-35 que é um pouco mais longo que o da liturgia de hoje. Quais palavras chamaram a sua atenção durante a leitura? Quais elementos estão presentes na narrativa? Quais ensinamentos Jesus transmite aos seus discípulos?

“O texto retrata um momento de grande intensidade no último estágio antes da Paixão e vem logo após o lava-pés. A palavra “apóstolo” é sinônimo de enviado. Temos aqui mais uma bem-aventurança que envolve o serviço: “Sereis felizes se o praticardes”. Outra bem-aventurança é encontrada no capítulo 20, versículo 29: “Felizes os que creem sem terem visto”. Jesus ilumina o tema das escolhas: fomos escolhidos, mas precisamos acolher esta escolha. É o nosso sim à graça de Deus. Jesus estabelece outra relação: quem recebe àquele que ele enviar, recebe o próprio Jesus. A missão repousa neste ângulo: consciência do envio e certeza da fecundidade da semente. É perceber o rosto do Senhor, sobretudo, no rosto dos pobres e excluídos.”

Meditação (Caminho)

Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz. Que caminho o Senhor lhe indica? Permita que a Palavra o(a) ilumine e transforme sua vida, pois Deus fala com você por meio dela.

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe fez?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !