Oração diária, Quem quiser ser o maior, seja aquele que vos serve - Mt 20,20-28

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 20,20-28

Todo aquele que deseja seguir Jesus precisa estar a serviço do próximo. Quem quiser ser o maior no Reino de Deus que seja o servidor. Façamos a oração do dia: Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles.

16ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 25 de julho de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 4,7-15

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.

8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos.

11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 126(125)

        — Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
— Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

EVANGELHO: Mt 20,20-28

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Hoje é festa de São Tiago Maior, irmão do apóstolo e evangelista São João, ambos filhos de Zebedeu. Tiago Maior foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 42. Foi este rei quem mandou prender Pedro. Segundo a tradição, os restos mortais de São Tiago foram levados para Compostela, na Espanha. São Marcos conta que Tiago e João pediram a Jesus os primeiros lugares no Reino dos Céus e que os outros apóstolos não gostaram do que eles fizeram, certamente porque também queriam os primeiros lugares. São Mateus ameniza a cena e diz que foi a mãe deles quem fez o pedido a Jesus. O que eles e nós precisamos saber é que o lugar de Jesus é o último, onde ele presta serviço aos últimos. O outro Tiago, o Menor, presidiu a vida da Igreja em Jerusalém.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A liturgia de hoje faz alusão a São Tiago Apóstolo. Ele e os demais discípulos são convidados por Jesus a perceber que o Reino de Deus não se instaura pelo poder, mas por meio de gestos de humildade e amor e do serviço generoso.

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Como a mãe de Tiago compreendeu o Reino anunciado por Jesus? Qual é a reação dos demais discípulos diante de tão ousado pedido? Quais são as orientações dadas por Jesus?

“Jesus está subindo a Jerusalém, onde o esperam a incompreensão, a condenação e a morte. A sua hora se aproxima. Os discípulos dão uma clara demonstração de não terem entendido o projeto do Mestre. Os filhos de Zebedeu querem cargos do primeiro escalão e os outros ficam indignados, pois também almejavam postos de honra. Jesus diz a todos: “Entre vós não deve ser assim”.

Há o projeto do mundo, que é a procura do primeiro lugar e de todos os privilégios. Já o projeto de Jesus privilegia o último lugar e o serviço. “Entre vós não deve ser assim” é uma recomendação à Igreja, às comunidades cristãs e a cada um de nós. É a difícil atitude de saber perder. É a dimensão do serviço que coloca o outro em primeiro lugar.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? De que modo o texto fortalece minha caminhada de fé? Como acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida? Quais gestos Jesus me convida a viver? O que significa viver a humildade e o serviço generoso a exemplo de Jesus, que veio para servir, e não para ser servido?

Oração (Vida)

No dia em que celebramos a memória litúrgica de São Tiago, agradeçamos ao Senhor a fé que recebemos dos apóstolos. Peçamos a graça de crescer na adesão ao Senhor e no testemunho de nossa fé. Lembramos ainda todos aqueles que são chamados pelo Senhor para o seu seguimento.

“Deus, nosso Pai, a Ti confiamos os jovens e as jovens do mundo com seus problemas, aspirações e esperanças. Guarda-os com teu olhar de amor e torna-os transformadores da paz e construtores de uma sociedade de amor. Chama-os a seguir Jesus, teu Filho. Que eles compreendam que vale a pena doar inteiramente a vida por Ti e pela humanidade.

Concede-lhes generosidade e prontidão na resposta. Acolhe, Senhor, o nosso louvor e a nossa oração também pelos jovens que, a exemplo de Maria, Mãe da Igreja, acreditaram na tua Palavra e se preparam para o sacramento da ordem, à profissão dos conselhos evangélicos, ao empenho missionário. Ajuda-os a compreenderem que o chamado que Tu deste a eles é sempre atual e urgente. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui