Liturgia diária Salvar ou perder a vida? - Lc 9,22-25

A liturgia: A Palavra de Deus que nos acompanha nesta caminhada quaresmal, vai nos despertando para diferentes aspectos: conversão, jejum, oração

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.

Quinta-feira depois das Cinzas  – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 03 de março de 2022

PRIMEIRA LEITURA: Dt 30,15-20

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la.

17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.

19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando

ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele — pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias —, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 1

— É feliz quem a Deus se confia!

— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

id="h-evangelho-lc-9-22-25">EVANGELHO: Lc 9,22-25

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No texto anterior, Pedro professou Jesus como o Cristo de Deus (Lc 9,20). Mas essa compreensão só é possível à luz da cruz e da ressurreição. Caso contrário, o conceito “Cristo” não é entendido. Por isso Jesus muda o título de Cristo para Filho do Homem, que enfrentará a morte. Jesus é o Messias, mas não como Pedro entendia: vitorioso sobre seus inimigos.

Antes,

ele enfrentará a cruz. Só pode entender quem é Jesus indo com ele até à cruz. Do conceito que se tem do Cristo, depende o seguimento. Se ele é visto como poderoso, segui-lo é algo triunfante; porém, se é o Servo Sofredor (Is 52,13ss), isso não deixa ilusões. Seguir um crucificado requer assumir também a cruz, relativizar tudo, até a própria vida, assumindo o compromisso que ele assumiu, isto é, enfrentar as adversidades, os obstáculos, as incompreensões e, se necessário, o martírio.

Assumir a cruz não é resignar-se diante do sofrimento e das injustiças, mas, como fez Jesus, enfrentar o mal até com o preço do próprio sangue. A vitória não acontece pela derrota dos adversários, mas, como Jesus derrotado, que só triunfou pela ressurreição, também os discípulos vão à cruz na certeza de que vale a pena empenhar tudo, pois a vitória virá pela ressurreição.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A Palavra de Deus que nos acompanha nesta caminhada quaresmal, vai nos despertando para diferentes aspectos: conversão, jejum, oração, caridade, amor, perdão… Colocamo-nos hoje no caminho para acompanhar Jesus e seus discípulos que sobem para Jerusalém. Peçamos a graça de acolher os seus ensinamentos em nossa vida.

Oro: Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”

Leitura (Verdade)

Enquanto sobem para Jerusalém, Jesus toma seus discípulos de lado e os instrui novamente sobre o que lhe vai acontecer. É a terceira tentativa de fazer com que seus discípulos compreendam a necessidade da Paixão, pois Jesus acolheu livremente o desígnio salvífico de Deus e é obediente ao Pai. Leia atentamente o Evangelho e observe as advertências que Jesus faz para seus discípulos.

“Neste começo de Quaresma, a nós que o seguimos, Jesus indica o próprio caminho. Ele fez um caminho de completo despojamento de si mesmo. No final de sua caminhada humana, foi rejeitado pelas lideranças do seu povo, sofreu muito, foi morto, mas ressuscitou vitorioso ao terceiro dia. No seu seguimento, precisamos também renunciar a nós mesmos, não sermos mais o centro de nossa existência, mas deixar que Jesus seja o centro de nossa vida. Assim, fazer a vontade de Deus, não a nossa. E, como Jesus, carregar nossa cruz todos os dias. Pelo caminho de Jesus, encontramos a vida, a felicidade, a salvação. Não adianta nada alguém ganhar o mundo todo, disse ele, se vier a perder-se.”

Meditação (Caminho)

O que o texto me fala?
Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem?
De que maneira esta passagem me compromete?
O que ela está me pedindo?
Quais são minhas tentações no serviço ao Reino?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde a caminhada quaresmal que você está vivendo, as luzes e apelos que a Palavra vai lhe revelando e peça a graça de continuar em continua conversão.

Conclua com a oração: Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu.

Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor me revelou?

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !