Oração diária, Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 9,38-43.45.47-48

Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, faze-me alegrar com o Reino que dá seus frutos, na história humana, das formas mais imprevistas, para além do controle humano.

26º Domingo do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 26 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Nm 11,25-29  

Leitura do Livro dos Números:

Naqueles dias, 25o Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram.

26Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento.

27Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento.

28Josué, filho de Num, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!” 29Moisés respondeu: “Tens ciúmes de mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 19(18) 

— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ alegria ao coração.

— A

lei do Senhor Deus é perfeita,/ alegria ao coração.

— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ conforto para a alma!/ O testemunho do Senhor é fiel,/ sabedoria dos humildes.

— É puro o temor do Senhor,/ imutável para sempre./ Os julgamentos do Senhor são corretos/ e justos igualmente.

— E vosso servo, instruído por eles,/ se empenha em guardá-los./ Mas quem pode perceber suas faltas?/ Perdoai as que não vejo!

— E preservai o vosso servo do orgulho:/ não domine sobre mim!/ E assim puro, eu serei preservado/ dos delitos mais perversos.

SEGUNDA LEITURA:  Tg 5,1-6  

Leitura da Carta de São Tiago:

1E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós.

2Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. 3Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias.

4Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. 6Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.

Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

EVANGELHO: Mc 9,38-43.45.47-48

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.

39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor.

41Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.

42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.

43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.

45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.

47Se

teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta.” O Espírito repousou sobre Eldad e Medad, que profetizaram fora do grupo dos setenta anciãos que estavam com Moisés e receberam o Espírito do Senhor. Eram 72 os inscritos. Setenta se apresentaram, e Moisés os colocou ao redor do Tabernáculo. Eldad e Medad ficaram no acampamento. Foram logo contar a Moisés que tinha gente profetizando fora do grupo dos Anciãos. Moisés, então, disse: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu Espírito”. O Espírito de Profecia, que Deus tinha dado a Moisés, se difundiu sobre os anciãos. Orígenes explica que “de Moisés, uma lâmpada brilhante, Deus acendeu todas as outras sem que a luz da fonte tenha diminuído por essa comunicação”.

Algo semelhante aconteceu com o grupo de Jesus. Os apóstolos tinham entendido que, entre eles, ninguém devia procurar ser o primeiro, mas não entenderam que isso valia também para o grupo. Eu não sou o primeiro, mas o meu grupo, sim! É o primeiro, é melhor do que os outros, é superior a todos. Não pensaram desta forma, mas mantiveram o grupo fechado. Proibiram a um homem que expulsasse demônios em nome de Jesus, porque, explicaram eles a Jesus, “ele não andava conosco”. Ele não era dos nossos. Não podia usar o nome de Jesus. Mesmo se for para fazer o bem? Certamente não puseram a questão. Jesus, porém, lhes disse: “Não o proíbam, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós está a nosso favor”.

Para que não se sentissem diminuídos nem desautorizados, logo acrescentou: “Quem lhes der um copo de água para beber porque vocês são de Cristo não ficará sem receber a sua recompensa”. Oxalá todo o mundo pratique os ensinamentos de Jesus e em seu nome possa fazer o bem a quem precisar, mesmo se “não andar conosco”.

Ao falar do pecado contra o Espírito Santo, São Marcos deixa claro em seu Evangelho que importa alegrar-se com o bem alcançado por alguém que dele precisava. Entende-se que nem todos compreendam o próprio Jesus, seus discípulos, sua Igreja. O que não é compreensível é não me sensibilizar com alguém que é igual a mim. O Espírito não é propriedade de ninguém. Ele está em quem o deixa ver e ele é visto no amor praticado. “Não amemos com palavras, mas com ações e de verdade.” Ouça o que diz São Tiago aos poderosos insensíveis: “O salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, e que vós deixastes de pagar, está gritando; o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor, Todo-Poderoso”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Liturgia do 26º domingo do Tempo Comum. Abramos nosso coração aos ensinamentos divinos e, sustentados por sua Palavra, caminhemos na justiça e na esperança dos bens prometidos.

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho de hoje. O que realmente nos coloca contra Jesus? Quais os empecilhos para as boas ações/

Meditação (Caminho)

Nem o olho, nem o ouvido, nem os pés ou as mãos podem nos escandalizar se em nosso coração o desejo é bom, se as intenções são puras.
Deus nos quer inteiros e não mutilados. Ele nos diz aqui que a causa do mal pode estar em nosso olho, ouvido, mão ou pé porque é com nossos membros que praticamos as ações – boas ou más – dependendo do que habita em nosso coração.
Como esta palavra do Evangelho, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Una-se à comunidade eclesial e ore para que o testemunho dos cristãos seja sempre mais autêntico.
Pai nosso….

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !