Liturgia diária, Eu sou a luz do mundo - Jo 12,44-50
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Jo 12,44-50

Crer em Jesus é crer no Pai, crer em Jesus é acolher sua Palavra, crer em Jesus é escolher a luz e não as trevas.

Façamos a oração do dia: Pai, como discípulo da luz, quero deixar-me sempre guiar por teu Filho. Só, assim, as ciladas do demônio não prevalecerão sobre mim. Vem em meu auxílio!

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 28 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 12,24-13,5a 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.

13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.

2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.

4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5aQuando chegaram a Salamina,

começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  67(66) 

— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

— Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!

EVANGELHO:  Jo 12,44-50 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim

ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Cristo ressuscitado, o Bom Pastor nos deu o Batismo e a Eucaristia e nos dá a sua Palavra, dando-se a si mesmo. Ele é a Palavra que sai da boca do Pai, que se fez homem e habitou entre nós. É a segunda

Pessoa da Trindade, distinta da primeira, e ela mesma nos diz: “Quem me vê, vê aquele que me enviou”. Em Jesus temos a revelação de Deus. Aproximando-nos dele, unindo-nos a ele, ouvindo-o com atenção abre-se para nós a porta do mistério de Deus.

Quem me vê, vê aquele que me enviou, e quem me ouve, ouve o que o Pai me ordenou dizer e falar”. Jesus é “a porta das ovelhas”. Por ele, elas entram em Deus. Ele é a Palavra, ele disse e falou a Palavra e a Palavra foi escrita. Nós a temos ao nosso alcance. Nós a ouvimos na Liturgia da Palavra a cada domingo.

Nós a meditamos em grupo e em particular. A Igreja sempre foi uma escola de meditação. A meditação faz parte da vida diária dos discípulos de Jesus. Entre na corrente. Leia, estude, reflita, contemple. E transmita o que contemplou. Encontre um tempo de silêncio, um canto de recolhimento, e medite.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Agora eu me imagino junto a Jesus como discípulo(a), ouvindo seus ensinamentos. Escolho um lugar, no meio desta cena, de onde quero escutar o Mestre. Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e ouvidos.

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leio o Evangelho e escuto o que Jesus diz sobre sua identidade, sua origem, sua missão neste mundo e em nome de quem Ele fala.

“O último discurso de Jesus, antes do início de sua Páscoa, recapitula temas importantes das controvérsias com as autoridades judaicas. Trata-se da missão de Jesus como enviado do Pai, a luz que veio ao mundo, do julgamento segundo a acolhida ou não da Boa-Nova e a promessa de vida eterna. Jesus não veio para julgar e condenar. Todos somos convidados a acolher a Palavra. E será esta Palavra que irá julgar. Crer em Jesus é crer no Pai, crer em Jesus é acolher sua Palavra, crer em Jesus é escolher a luz e não as trevas. O tempo é o espaço que Deus nos dá para estas escolhas. Temos ainda a possibilidade de refazer as más escolhas. As escolhas que valem não são as do passado, mas aquelas que fazemos agora.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora)

Meditação (Caminho)

Silencio e procuro ouvir o que o texto diz para minha vida. Qual foi a palavra que encontrou mais sintonia com o meu coração? Qual a condição que Jesus coloca para entrar no seu reino? Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio de suas palavras.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui