Oração diária, Aquele que guardar a minha palavra... - Jo 8,51-59

5ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

02 de abril de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 01 de abril Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, coloca-me em sintonia com as palavras e o modo de pensar de teu Filho Jesus, para que eu possa compreender seus ensinamentos, sem deturpá-los

PRIMEIRA LEITURA: Gn 17,3-9

Leitura do Livro do Gênesis

Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.
6Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 105(104)

        — O Senhor se lembra sempre da Aliança!
— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— Procurai o Senhor teu Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

EVANGELHO: Jo 8,51-59

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a aminha palavra jamais verá a morte’. Acaso és maior do que o nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?” Jesus respondeu: “Se glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço, e se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso como vós. Mas u conheço e guardo a sua palavra, Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; ele o viu e alegrou-se”. Os judeus disseram-lhe, então: “Nem sequer 50 anos tem e vistes Abraão?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. Então, eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Quem guardar a palavra de Jesus não verá a morte. Jesus fala como quem conhece o Pai. Fala como quem vem de Deus e é Deus. A afirmação de Jesus aos judeus: “[…] antes que Abraão existisse, eu sou”, é entendida como se Jesus fosse mais velho do que Abraão. Ele é o “Eu sou”, porque é Deus como o Pai é Deus e existe desde sempre. Estamos recebendo a revelação de quem é este Jesus que vai ser levantado na cruz. Aceitar a palavra e guardá-la significa simplesmente aceitar a pessoa de Jesus, unir-se a ele, relacionar-se com ele. Mais do que aceitar uma doutrina é aceitar uma pessoa, sentir-se bem com ela e permanecer unido a ela. Quem guardar a palavra de Jesus não provará a morte eterna. Passará pela morte temporal e ressuscitará.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Abra plenamente seu coração, seu eu interior e deixe-se conduzir pela Palavra. A Palavra é luz e nos indica o caminho para Deus. Deixe que a luz do Senhor inunde seu ser e permaneça em você:

Leitura (Verdade)
Releia quantas vezes julgar necessário estediálogo de Jesus com esse grupo de judeus.
“As autoridades judaicas tomam as palavras de Jesus em sentido literal e não metafórico. A morte não é a morte física, pela qual todos passam, mas uma vida perdida, sem sentido, por causa do pecado. Em outra ocasião, Jesus falará em ganhar e perder. Conhecer e guardar a Palavra são dois verbos que Jesus afirma não serem vividos pelos judeus. Eles, sobretudo as autoridades religiosas, conheciam a Lei, conheciam as profecias, mas davam a elas falsa interpretação. Conhecer, guardar e meditar a Palavra é um convite do Mestre ainda hoje. É deixar-se conduzir pela Palavra. Ela não é propriedade nossa. A Palavra é luz e nos indica o caminho para Deus. Fazendo a Vontade de Deus, não conheceremos a morte.” ( Viver a Palavra 2020 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
“Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.” O que essa afirmação de Jesus diz para você?
Conhecer, guardar e meditar a Palavra é um convite do Mestre ainda hoje. Você estuda, medita e reza com a Bíblia? Ela é luz para seu caminho?

Oração (Vida)
Oração da Campanha da Fraternidade 2020
Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,
criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo,
como um jardim a ser cultivado com amor.,
Dai-nos um coração acolhedor para assumir,
a vida como dom e compromisso.
Abri nossos olhos para ver,
as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,
sobretudo dos mais pobres e marginalizados.
Contemplação (Vida e Missão)
Deus nos fala de muitos modos. Pelos acontecimentos, relacionamentos, fatos, pela criação, pela história, etc. Escutar a fala de Deus, por traz disso tudo isso, exige interioridade. Hoje quero estar mais atento(a) a voz de Deus nos acontecimentos de meu dia e aceitar que sua Palavra seja luz para meus passos.

Bênção
Benção especial da Quaresma

  • Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
  • O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
  • O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]