Liturgia diária, Santos Anjos da Guarda - Mt 18,1-5.10

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 18,1-5.10

Façamos a oração do dia: Os anjos da guarda são os mensageiros, embaixadores, missionários de Deus. Jesus diz que os anjos das crianças contemplam sem cessar a face do Pai.

26ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 02 de outubro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ex 23,20-23 

Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  91(90) 

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do

caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.

EVANGELHO: Mt 18,1-5.10

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E

quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus diz aos discípulos que os pequenos como crianças têm anjos que contemplam sem cessar a Face do Pai. Contemplam a Face do Senhor e estão ao serviço dos seres humanos, permanecendo a seu lado, velando sobre eles, de maneira invisível, mas sempre atenta. São os Anjos da Guarda. São mencionados nas Escrituras Sagradas, e três deles têm o nome conhecido: Miguel, Gabriel e Rafael. Contamos com sua presença amiga no caminho que percorremos até a casa do Pai.

O Catecismo da Igreja Católica faz uma citação de Santo Agostinho, que diz: “Anjo, mensageiro, é designação de encargo, não de natureza”, ou seja, a função se chama “anjo”, a natureza se chama “espírito”. “É espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz”. Os anjos são servidores e mensageiros de Deus, executores da sua palavra, obedientes ao som de sua palavra. Santo Tomás ensina que os benefícios que Deus dá ao ser humano por ser cristão começam no batismo, como a Eucaristia. Mas os benefícios dados por Deus ao ser humano, porque tem uma natureza racional, lhe são concedidos no seu nascimento. Assim, recebemos desde o nosso nascimento um anjo para proteger a nossa pessoa, o Anjo da Guarda.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje, em união com toda a Igreja peregrina, veneramos os Santos Anjos da Guarda, e agradecemos ao Senhor que, enquanto caminhamos neste mundo, se põe ao nosso lado, nos guarda e protege.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje traz uma discussão entre os discípulos sobre “quem é o maior no Reino dos Céus”. O que Jesus responde a eles? Que exemplo Jesus dá? Faça a leitura do texto bíblico com calma, quantas vezes julgar necessário, destaque os personagens que surgem durante a narrativa e identifique os temas que Jesus levanta com seus ensinamentos.

“A comunidade cristã não é a reprodução de uma sociedade que se baseia na riqueza e no poder. A sociedade civil persegue o sucesso, sem reparar nos meios. Na comunidade de Jesus, o mais importante é aquele que se converte, deixando de lado as pretensões sociais para pertencer a um grupo que acolhe Jesus na pessoa dos pequenos, fracos e pobres. Hoje, a liturgia recorda a figura do Anjo da Guarda, enviado por Deus para nos conduzir nas encruzilhadas da vida. O anjo é sempre um representante de Deus. Nós também devemos ser “anjos” bons que cuidam dos demais. Na forma humana, os anjos assumem a figura de pai, mãe, sacerdote, catequista, no cuidado especial às crianças. Há uma ligação entre o Pai, os anjos e as crianças.” 

Meditação (Caminho)

O que o Evangelho fala para você hoje? Qual versículo mais marcou seu coração? Se você ainda não conseguiu identificar o que o Senhor quer dizer-lhe, leia novamente o texto, procurando ouvi-lo, e faça a sua meditação. O que você entende por “tornar-se criança para o Reino dos céus”?

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Amar, cuidar e rezar com e pelas crianças.
Reze a oração do Anjo da Guarda com aquela mesma confiança que rezou na iniciação de sua fé.

Oração da Missa de hoje:
Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos Anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

“Os seus anjos estão sempre na presença do Pai”. Neste dia seja agradecido(a) ao seu Anjo da Guarda. Procure também ser ‘anjo de Deus’, isto é, mensageiro em suas atitudes de bem.

Bênção

“Meu santo anjo da guarda, velai por mim, abri-me os olhos, dai-me prudência em meus caminhos pela existência. Livrai-me dos males físicos e morais, das doenças e dos vícios, das más companhias, dos perigos; nos momentos de aflição e nas ocasiões perigosas, sede meu guia, meu protetor e minha guarda contra tudo quanto me cause dano físico ou espiritual. Livrai-me dos ataques dos inimigos invisíveis e dos espíritos tentadores. Meu santo anjo da guarda, protegei-me.”

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !