Liturgia diária, ada árvore se reconhece pelo seu fruto - Lc 6,43-49

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 6,43-49

Fé e vida precisam caminhar juntas, caso contrário será um jogo de aparências. A a fé sem obras é morta.

Façamos a oração do dia: ai, desejo viver com coerência minha fé. Seja o meu agir uma expressão transparente de minha adesão ao Senhor, e meu amor, uma prova de que sou teu filho.

23ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 12 de setembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 10,14-22

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – 14Meus caríssimos, fugi da idolatria. 15Eu vos falo como a pessoas esclarecidas. Então, ponderai bem o que eu digo: 16O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.

18Considerai os filhos de Israel:­ Os que comem as vítimas sacrificais não estão em comunhão com o altar? 19Então, que dizer? Que a carne de um sacrifício idolátrico tem algum valor? Ou que o ídolo vale alguma coisa? 20Nada disso.
O que eu digo é que os idólatras oferecem seus sacrifícios aos demônios e não a Deus.

Ora,

eu não quero que entreis em comunhão com os demônios. 21Vós não podeis beber do cálice do Senhor e da mesa dos demônios. 22Ou, quem sabe, queremos excitar o zelo santo do Senhor? Somos porventura mais fortes do que ele?

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus

SALMO 116(115) 

— Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.
— Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido.

EVANGELHO:   Lc 6,43-49

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.

45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por

que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?

47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.

49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O fruto mostra a qualidade da árvore. Há árvores copadas com flores bonitas e frutos vistosos, mas de sabor azedo. Dizem que é preciso cuidar da terra onde a árvore está plantada para que os frutos saiam doces. Uma casa bem construída, com alicerces sólidos, pode resistir aos embates da natureza. Quem segue Jesus, ouve suas palavras e as põe em prática é alguém firme e sólido, que produz bons frutos e é capaz de enfrentar com coragem as dificuldades da vida. A solidez de alguém não é vista por Deus nas palavras proferidas, mas nas ações praticadas. Não basta dizer “Senhor! Senhor!”. É preciso querer fazer a vontade do Senhor e mostrar essa vontade em frutos de qualidade. O fundamento de nossas construções é Jesus. E não há outro, ensina São Paulo. Não dê o nome de Jesus ao que não é ele.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Celebração do Santíssimo nome de Maria. Recordamos a aliança que Deus fez conosco através de seu Filho, Jesus.

No Evangelho Jesus nos recorda: “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto.”

Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Quais imagens são utilizadas? A quem Jesus está instruindo? Retome as expressões que mais chamaram sua atenção.

“Fé e vida precisam caminhar juntas, caso contrário será um jogo de aparências. É fácil aclamar o Senhor no domingo, mas não é suficiente. Não basta aclamar o Senhor num domingo à tarde, numa praça; não é suficiente. Nosso compromisso deve ficar claro ao longo da semana, ou seja, ao longo de toda nossa vida. São Tiago lembra que a fé sem obras é morta. Na vida há causas e consequências. Nós escolhemos as causas, e as consequências serão inevitáveis.

Nas cerimônias de casamento, muitas vezes é lido este texto como convite a construir a casa sobre a rocha, fugindo à tentação da areia. A afirmação de Jesus abrange nossa vida toda. Esta também pode ser construída sobre a areia ou sobre a rocha.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora

Meditação (Caminho)

O que essas parábolas falam para mim? Qual minha coerência entre a palavra e a ação? Quais os fundamentos de minha conduta cristã?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir.

Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Minha oração matinal muda meu dia? De que forma a Palavra de Deus estará presente? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !