Liturgia diária Aquele que crê no Filho tem a vida eterna - Jo 3,31-36
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 3,31-36

Jesus se faz presente junto àqueles que ele escolheu para testemunharem a vitória da vida sobre a morte. Cristo está vivo no meio de nós, presente e próximo.

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me dócil e acolhedor diante do testemunho de Jesus que nos revela a tua Palavra, empenhando-me a levar cada ser humano a entrar em profunda comunhão contigo.

2ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 15 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 5,27-33 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — 18cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 

19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os

servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.

24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pusestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  34(33)

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores

me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

EVANGELHO:  Jo 3,31-36

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19Ora, o julgamento é este: a luz

veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Ressuscitado, Jesus se faz presente junto àqueles que ele escolheu para testemunharem a vitória da vida sobre a morte. Cristo está vivo no meio de nós, presente e próximo. Os irmãos e as irmãs da primeira hora experimentaram a presença do mesmo Senhor Jesus ressuscitado num corpo novo.

Tiveram dificuldade para crer, mas o próprio Senhor tomou a iniciativa de ajudá-los a superar a falta de fé. Ele mesmo se apresentou, ele mesmo se fez presente, colocando-se no meio da comunidade para estar a igual distância e proximidade de cada um. E nós, hoje, o que temos de visível e sensível para afirmarmos com convicção que “ele está no meio de nós”? Temos os sacramentos, sinais sensíveis e eficazes da graça, sinais da presença amorosa do Senhor entre nós. Nestes dias de Páscoa, a Liturgia da Palavra nos faz meditar a conversa de Jesus com Nicodemos sobre o batismo e a promessa da Eucaristia.

Os que estavam com ele nos dias de sua vida na terra, com o dom da fé, viam no Homem de Nazaré o Messias prometido, o Filho de Deus. Hoje, na matéria que vemos e nas palavras que ouvimos ao celebrarmos os sacramentos, com a mesma fé, sabemos que “Deus está no meio de nós”.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Antes de nos aproximarmos do texto que a liturgia de hoje nos propõe, preparemo-nos para acolher a comunicação do próprio Deus, que fala conosco pela sua Palavra.
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho atentamente. Depois, faça uma nova leitura, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quem é Jesus segundo o texto? Quais são as convicções que se expressam no Evangelho?

“O texto de hoje faz um resumo de todo o capítulo. Fala do testemunho que Jesus dá às coisas do alto, do amor do Pai pelo Filho que tudo entrega em suas mãos e do julgamento de cada um por sua própria atitude diante do Filho. A menção da ira de Deus está em sintonia com o modo de pensar bíblico de que Deus não pode aprovar nenhuma situação de injustiça e pecado. Nós temos a tendência de amar o pecado e condenar o pecador. Deus rejeita o pecado, mas ama o pecador. O tempo é o espaço que Deus nos concede para acertarmos em nossas escolhas e refazermos aquelas feitas erradamente. As escolhas que valem não são as de ontem, mas as que fazemos hoje. Para isso, Deus Pai dá a seus filhos e filhas o Espírito sem medida.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Meditar não é ficar com a mente vazia, então volte ao Evangelho e, lendo-o novamente, com bastante atenção, deixe-se tocar por ele. Durante a leitura, permita que a Palavra entre em seu coração e se faça vida em sua vida. Procure acolher o que o Senhor lhe oferece neste momento.
Qual é a importância das palavras de Jesus para sua vida?

Oração (Vida)

Prece a Cristo Ressuscitado
“Jesus Cristo Ressuscitado, que rompes as cadeias da morte e estás acima das categorias de tempo e espaço, ensina-nos que morrer não é o fim, mas passagem para a vida eterna. Aumenta nossa fé, fortalece nossa esperança e incentiva-nos à prática da caridade. Tu, que aos apóstolos reunidos no cenáculo ofereces o dom da paz, vem visitar nossos lares, afasta de nós todo tipo de vício, falta de respeito e violência e ajuda-nos a manter um clima de compreensão e diálogo renovador.

Abençoa, Senhor Jesus, as famílias do mundo inteiro. Cuida de nossas crianças e jovens, move os governantes a defender os interesses do povo, criando mais emprego e melhores condições de saúde e segurança. Que todos nós, seguidores de Jesus Ressuscitado, possamos unir nossas forças e inteligência para a construção de uma sociedade fraterna, em que todos vivam como irmãos e amigos. Acolhe nossa prece, ó Cristo Ressuscitado, tu que vives com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém” (Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual será sua ação concreta de hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do evangelho?
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui