8ª Semana Comum – Ano Litúrgico C
23 de maio de 2016
ORAÇÃO DO DIA
Pai, não permitas que o meu coração se apegue de tal forma aos bens deste mundo, a ponto de levar-me a te colocar em segundo lugar.
PRIMEIRA LEITURA: 1 Pe 1,3-9
Leitura da primeira carta de são Pedro.
1 3 Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança,
4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus;
5 para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos.
6 É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações,
7 para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar.
3 Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez
4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus;
5 para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos.
6 É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações,
7 para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar.
Palavra do Senhor. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
— O Senhor se lembra sempre da Aliança!
— O Senhor se lembra sempre da Aliança!
— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
— Ele dá o alimento
— Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. Permaneça eternamente o seu louvor.
EVANGELHO: Mc 10,17-27
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 10 17 tendo Jesus saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: “Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?”
18 Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Só Deus é bom.
19 Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe.”
20 Ele respondeu-lhe: “Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade.”
21 Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma
22 Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
23 E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!”
24 Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: “Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!
25 É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus.”
26 Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: “Quem pode então salvar-se?”
27 Olhando Jesus para eles, disse: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
A causa das diferenças entre maior e menor, primeiro e último costuma estar no dinheiro. Manda quem tem o dinheiro. Se a mulher e a criança não têm dinheiro, ele se concentra nas mãos do homem, que manda. A mulher emancipada trabalha, tem recursos próprios e autonomia. Num diálogo de iguais, ela e o homem se completam. Um jovem esposo perguntou à esposa se queria ajuda na hora de lavar os pratos. Não, obrigada, disse ela, de ajuda não preciso, mas se quiser lavar junto comigo eu gostaria. A justa e equitativa distribuição de rendas equipara os cidadãos. A concentração de qualquer tipo de poder gera desigualdade. Bens concentrados tornam as mãos pesadas e o que antes parecia bem seguro, agora cai por terra. Fortifiquem as mãos, não para se apoderarem de tudo, mas para servirem com amor. O homem rico, prisioneiro de sua riqueza aqui na terra, não conseguiu ter um tesouro no céu.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
“Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Essa é a pergunta que o jovem rico faz a Jesus no Evangelho de hoje. Para começarmos a nossa oração com a Palavra, acomodemo-nos em um lugar silencioso, para melhor rezarmos. Invoquemos a Santíssima Trindade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ao rezarmos a oração do Espírito Santo, peçamos ao Senhor a graça da abertura de coração, para melhor compreendermos o seu Evangelho. “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo, Senhor nosso. Amém!”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? O Evangelho traz a sua verdade, e, neste primeiro passo da leitura orante, você deve identificá-la. Leia o texto com bastante atenção, pausadamente, e destaque os verbos e os personagens presentes na narrativa. Durante a leitura, repita as frases ou palavras que mais lhe chamam atenção. O Evangelho de hoje traz a conhecida passagem do jovem rico. No relato, percebemos que a pessoa que procura Jesus e pergunta o que deve fazer para ter a vida eterna é sincera, pois, embora possua muitos bens materiais, tem um vazio que precisa ser preenchido. Jesus olha para o jovem com misericórdia e diz: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mc 10,21).
Meditação (Caminho)
E para você? O que o texto diz? Faça a sua meditação, permitindo que o olhar misericordioso e amoroso de Jesus o(a) alcance. Qual palavra mais o(a) toca neste texto? Se você julgar necessário, leia-o novamente e se deixe tocar pelas palavras de Jesus. Este é o momento em que Jesus fala com você por meio de seu Evangelho.
Oração (Vida)
O jovem rico foi até Jesus para descobrir o que precisava fazer para ganhar a vida eterna, e Ele escutou-o e disse-lhe o que precisava. Agora que o Senhor falou com você, por meio de sua Palavra, é a sua vez de falar com Ele, pois rezar é encontrar-se com Deus. Abra o seu coração e diga a Ele o que se passa com você, partindo da Palavra divina.
Contemplação (Vida e Missão)
Depois do encontro com Jesus, com certeza o jovem rico não foi mais o mesmo. O mesmo acontece conosco, quando temos o encontro com a Palavra de Deus. Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça, neste momento, um instante de silêncio e procure identificar quais sentimentos você experimentou durante a leitura orante. Resuma-os em uma palavra ou frase, para vivê-los durante este dia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
[apss_share]