Liturgia diária Quarta-feira de Cinzas - Mt 6,1-6.16-18

PRECISO MUITO TE AJUDA ! FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

O site acumula uma divida e diante a crise que todos estamos passando essa divida esta aumentando podendo até o site sair fora do ar.

Divida atual: R$ 2800,00
Valor arrecadado: R$ 849,00 (22/04/2021 - 07:30 - atualizaremos quando recebermos uma nova doação)

Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente.

PIX CHAVE CELULAR: 19 987634283
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

OU

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

Celebramos a Quarta-Feira de Cinzas e, com toda a Igreja, iniciamos o Tempo da Quaresma. Que possamos viver este tempo de graça que a liturgia nos propõe.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.

Quarta-feira de Cinzas – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 18 de fevereiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Jl 2,12-18 

Leitura da Profecia de Joel:

12“Agora, portanto, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai a trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor,

a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 51(50) 

— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão de vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecado/ e apagai completamente a minha culpa!

— Eu reconheço toda a minha iniquidade,/ o meu pecado está sempre à minha frente./ Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,/ e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

— Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,/ e minha boca anunciará vosso louvor!

SEGUNDA LEITURA: 2Cor 5,20-6,2

Leitura da Segunda Carta

de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 20Somos, pois, embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus.

21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

EVANGELHO:  Mt 6,1-6.16-18

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola,

não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Quando jejuar, perfume a cabeça e lave o rosto.” Esta é a orientação de Jesus no dia de hoje, que consagramos com o jejum e, no entanto, colocamos cinzas sobre a cabeça. Temos consciência de que não são as cinzas que o Pai quer ver. Ele vê o que em nós está oculto. Permanece a orientação de Jesus: não faça nada para aparecer. Converse com o Pai, partilhe seus bens, oriente a inclinação da natureza.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Celebramos hoje a Quarta-Feira de Cinzas e, com toda a Igreja, iniciamos o Tempo da Quaresma. Que pela prática da oração, da meditação da Palavra, do jejum e da penitência, possamos viver este tempo de graça que a liturgia nos propõe.

Rezemos com a oração da liturgia de hoje: “Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Leitura (Verdade)

Evangelho: Mt 6,1-6.16-18 “Não pratiqueis vossa justiça, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa. […]. Quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti. […] não saiba tua mão esquerda o que faz a direita. […] Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças. […] Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. […] Quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, […] E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.” O que diz o texto? Atente-se às orientações que Jesus dá aos seus discípulos e observe o apelo que Ele lhes faz para que as práticas de piedade (jejum, esmola e oração) sejam vividas sem hipocrisia.

Qual deve ser a atitude de quem está jejuando? Orando? Dando esmolas? “Com a Quarta-feira de Cinzas iniciamos uma alegre caminhada penitencial que nos leva à Páscoa. A Igreja nos apresenta três gestos de espiritualidade: a oração, a esmola e o jejum. Estas eram práticas tradicionais entre os judeus.

Nossas melhores ações podem ser afetadas pelos vírus do orgulho. No teatro do tempo, o hipócrita era um ator que representava uma realidade só na aparência. Era a máscara que escondia a verdadeira identidade. O jejum é bom para o corpo e para a alma; a esmola é um dever em relação aos mais pobres, e a oração é o caminho para Deus. Isso deve ser feito de maneira discreta, envolvendo a pessoa e o Pai do céu. O reconhecimento dos outros, a vaidade, são miseráveis recompensas para os orgulhosos.”

Meditação (Caminho)

O convite que Jesus faz aos discípulos é também direcionado a mim? Qual palavra encontrou sintonia em minha vida? Em que áreas percebo a necessidade de abrir-me mais aos irmãos? Em quais realidades percebo a necessidade de voltar-me mais para Deus e para os outros?

“Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: ‘No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri’. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.”
Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a Ele suas preces e as realidades que você deseja que Ele transforme.
Se desejar reze com o Salmo da Liturgia de hoje:

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
Eu reconheço toda a minha iniqüidade, o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso!
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?
Senhor, que esta Quaresma seja a melhor de minha vida

Bênção

– Deus pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.
– O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
– O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui