Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 18,21-35
O perdão não é espontâneo em quem precisa perdoar, mas muito desejado em quem precisa ser perdoado.
Façamos a oração do dia: Pai, é meu desejo imitar teu modo de agir, no tocante ao perdão. Faze-me ser pródigo e misericordioso em relação ao próximo que precisa do meu perdão.
3ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B
Liturgia do dia 09 de março de 2021
PRIMEIRA LEITURA: Dn 3,25.34-43
Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.
6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 25(24)
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.
— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.
EVANGELHO: Mt 18,21-35
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
O perdão não é espontâneo em quem precisa perdoar, mas muito desejado em quem precisa ser perdoado. Por que não perdoo se sinto o benefício do perdão?
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
O convite ao perdão e a misericórdia nos é dirigido mais uma vez neste tempo pascal. E hoje é o próprio Jesus que nos admoesta: “É assim que meu Pai que está no céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.” Escutar a Palavra e torná-la ação em nossa vida – ‘Palavra-ação’- é a forma concreta de responder à proposta de Jesus. Disponho meu coração para que a Palavra se encarne em mim.
Rezemos:
Leitura (Verdade)
Este evangelho merece reflexão e constante vigilância: Quantas vezes devo perdoar? Como devo perdoar? Preste atenção ao tempo, personagens, motivações.
“Esta parábola se desdobra em três momentos distintos. Inicialmente há um empregado com uma dívida impagável. O senhor nem mesmo pensa no parcelamento e perdoa toda a dívida. No segundo momento, o empregado perdoado mostra-se inflexível e não aceita o parcelamento da pequena dívida do companheiro. Por fim, entram em cena os companheiros que haviam presenciado tudo, e o senhor cancela o perdão dado. Na discussão sobre perdão, os rabinos eram da opinião de que perdoar três vezes era mais que suficiente. Pedro extrapola e sugere sete vezes. Jesus estabelece o teto: setenta vezes sete, ou seja, sempre. Nós estabelecemos o modo do perdão de Deus. O Pai-Nosso dirá: “perdoai-nos, assim como nós perdoamos”
Meditação (Caminho)
Como ecoa em meu coração a proposta de Jesus: “até setenta vezes sete?” Agir com misericórdia é gratificante. Jesus nos ensina sempre o caminho do perdão, da misericórdia e da vida. Estou no caminho de Jesus com essas virtudes?
Oração (Vida)
Apresente ao Senhor sua oração. Peça confiante que Deus nos dê a graça de saber perdoar, de mais misericórdia no coração de toda a humanidade.
Reze a oração da CF 2020:
Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor. Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.
Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.
Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor. Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.
Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.Amém!
Contemplação (Vida e Missão)
Que apelos nascem em mim após essa oração? Que compromissos desejo assumir? Proponho-me pedir ao Senhor a graça de saber perdoar, ser misericordioso(a).
Bênção
Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Confira a Homilia dominical. – Clique aqui
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !