Oração diária, Devemos perdoar sempre – Mt 18,21-35

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 18,21-35

O perdão não é espontâneo em quem precisa perdoar, mas muito desejado em quem precisa ser perdoado.

Façamos a oração do dia: Pai, é meu desejo imitar teu modo de agir, no tocante ao perdão. Faze-me ser pródigo e misericordioso em relação ao próximo que precisa do meu perdão.

3ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 09 de março de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Dn 3,25.34-43 

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.

6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas

toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  25(24)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

EVANGELHO:  Mt 18,21-35

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não

penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O perdão não é espontâneo em quem precisa perdoar, mas muito desejado em quem precisa ser perdoado. Por que não perdoo se sinto o benefício do perdão?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O convite ao perdão e a misericórdia nos é dirigido mais uma vez neste tempo pascal. E hoje é o próprio Jesus que nos admoesta: “É assim que meu Pai que está no céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.” Escutar a Palavra e torná-la ação em nossa vida – ‘Palavra-ação’- é a forma concreta de responder à proposta de Jesus. Disponho meu coração para que a Palavra se encarne em mim.

Rezemos:

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para atender aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra e dá-me um coração misericordioso. Amém.”

Leitura (Verdade)

Este evangelho merece reflexão e constante vigilância: Quantas vezes devo perdoar? Como devo perdoar? Preste atenção ao tempo, personagens, motivações.

“Esta parábola se desdobra em três momentos distintos. Inicialmente há um empregado com uma dívida impagável. O senhor nem mesmo pensa no parcelamento e perdoa toda a dívida. No segundo momento, o empregado perdoado mostra-se inflexível e não aceita o parcelamento da pequena dívida do companheiro. Por fim, entram em cena os companheiros que haviam presenciado tudo, e o senhor cancela o perdão dado. Na discussão sobre perdão, os rabinos eram da opinião de que perdoar três vezes era mais que suficiente. Pedro extrapola e sugere sete vezes. Jesus estabelece o teto: setenta vezes sete, ou seja, sempre. Nós estabelecemos o modo do perdão de Deus. O Pai-Nosso dirá: “perdoai-nos, assim como nós perdoamos”

Meditação (Caminho)

Como ecoa em meu coração a proposta de Jesus: “até setenta vezes sete?” Agir com misericórdia é gratificante. Jesus nos ensina sempre o caminho do perdão, da misericórdia e da vida. Estou no caminho de Jesus com essas virtudes?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor sua oração. Peça confiante que Deus nos dê a graça de saber perdoar, de mais misericórdia no coração de toda a humanidade.
Reze a oração da CF 2020:
Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor. Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.
Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.
Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor. Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.
Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.Amém!

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos nascem em mim após essa oração? Que compromissos desejo assumir? Proponho-me pedir ao Senhor a graça de saber perdoar, ser misericordioso(a).

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !