Oração diária Qual é o maior mandamento da Lei?

20ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

19 de agosto de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que o meu amor a ti se manifeste na solidariedade para com o meu próximo. E que a comunhão com o meu próximo expresse meu profundo amor por ti.

PRIMEIRA LEITURA:  Ez 37,1-14

Leitura da Profecia de Ezequiel – Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos 2e me fez andar no meio deles em todas as direções.
Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida.
6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”.
7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida.
9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’
12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 106

     — Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

— Que o digam os libertos do Senhor, que da mão dos opressores os salvou e de todas as nações os reuniu, do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.

— Uns vagavam, no deserto, extraviados, sem acharem o caminho da cidade. Sofriam fome e também sofriam sede, e sua vida ia aos poucos definhando.

— Mas gritaram ao Senhor na aflição, e ele os libertou daquela angústia. Pelo caminho bem seguro os conduziu para chegarem à cidade onde morar.

— Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens! Deu de beber aos que sofriam tanta sede e os famintos saciou com muitos bens!

EVANGELHO: Mt 22,34-40

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Deus em primeiro lugar, depois nós e o próximo, para que impere o equilíbrio. De mim para Deus há um eixo de ligação em linha reta: eu na base, Deus no cimo. Entre nós, não há objetos materiais nem seres irracionais. Se os há, estão ao lado, em forma de elipse. Tudo gira em torno do eixo central e está tudo em seu lugar. Onde colocar o outro que é igual a mim, a quem devo amar como a mim mesmo? Não sendo objeto, coloco-o no eixo que me liga a Deus. Passo por ele e chego a Deus. Passa Deus por ele e chega até mim. Se ele se tornar absoluto, interromperá a comunicação e será um falso absoluto. Tudo então para no outro e não chega a Deus. Os objetos passam a ser vistos fora de foco porque o cimo do eixo central se deslocou, e vem o desequilíbrio. O único absoluto é Deus. Nada se antepõe a ele. O outro que é igual a mim e se põe na mesma linha tem que ser necessariamente transparente e não impedir a minha comunicação com Deus. A identificação afetiva com o que é amado pode ser fonte de problemas se a ordem for invertida. Deus sobre todas as coisas, o próximo como a mim mesmo, animados irracionais, objetos inanimados, um amor de amizade para com todos, cada um em seu lugar. Alimenta-se o amor para que não morra, e talvez não exista se for tão profundo que nunca se veja.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciando a nossa oração, damos graças a Deus por mais uma vez estar conosco. Mantenhamos em nosso coração aquilo que gostaríamos de agradecer.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Jesus, na Palavra de hoje, convida os seus seguidores a buscar o essencial para a sua vida, ou seja, convida-os a viver o mandamento do amor. Aproxime-se do texto e faça a leitura com muita atenção e calma. Nesta etapa da leitura orante, você é convidado(a) a descobrir o tema central do Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Depois de ler o Evangelho e descobrir seu tema central, medite-o, permita-se escutar o que ele diz diretamente a você. Se necessário, faça novamente a leitura e deixe-se tocar profundamente pela Palavra de Deus.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Permaneça em silêncio por alguns instantes e apresente ao Senhor a sua oração. Abra o seu coração e fale com o Pai, que neste momento o(a) escuta com todo amor e carinho.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Pergunte-se como tudo isso pode ajudá-lo(a) a viver o compromisso de vida que Deus lhe confiou.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]