Liturgia diária - Quem escuta a minha palavra... - Jo 5,17-30
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 5,17-30

A observância do sábado originou inúmeros conflitos entre Jesus e os judeus, escribas e fariseus. Jesus coloca a vida e o amor acima da Lei fria.

Façamos a oração do dia: Pai, tu me deste teu Filho Jesus como caminho para encontrar-me contigo. Reforça minha fé, de modo que, conhecendo mais a Jesus, possa também conhecer-te mais.

Um pedido especial de ajuda ! Meu pai esta novamente internado, nao estou conseguindo pagar as contas referente ao site, ano passado acumulei uma divida alta, consegui pagar uma parte e outro valor alto parcelei em 24 parcelas. Me pai é acamado ha 2 anos e agora internado os gastos aumentaram. Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente. Meu pix é 19 987634283 – anderson roberto fuzatto. esse é meu numero de WhatsApp me chama que como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

4ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 17 de março de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Is 49,8-15 

Leitura do Livro do Profeta

Isaías.

8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.

11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”. 13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti.

– Palavra do

Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 145(144)

— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

EVANGELHO: Jo 5,17-30 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

19Tomando

a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

texto

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da palavra de Deus, acolhamos ao Senhor que fala ao nosso coração. Reze neste dia o grande amor do Pai que nos educa como um pedagogo, através dos ensinamentos de seu Filho Jesus. Reze ou cante:

Leitura (Verdade)

“A observância do sábado originou inúmeros conflitos entre Jesus e os judeus, notadamente, escribas e fariseus. Jesus coloca a vida e o amor acima da Lei fria. A polêmica se torna ainda maior quando Jesus chama a Deus de Pai, revelando uma intimidade tal com Deus que equivale a fazer-se igual a ele. Os três Evangelhos sinóticos seguem o mesmo método narrativo. Escrevendo dezenas de anos após, João faz a teologia dos fatos. O Pai é fonte da vida e concede ao Filho o poder de dar a vida. O Filho, por sua vez, dá a vida a todos os que crerem nele. O Pai deu ao Filho o poder de julgar, mas seu julgamento é marcado pela misericórdia. A condição é escutar a sua Palavra e crer naquele que o enviou e tem a vida eterna.” ( Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).
Deixe que esta Palavra de Jesus o(a) encante.

Meditação (Caminho)

Relendo a própria história percebemos a paciência infinita de Deus para conosco. Com tantos ensinamentos de Jesus sobre o amor compassivo e misericordioso do Pai, quanto eu já assimilei desta sabedoria? Compreendi que esta sabedoria é o que Deus mais ama?

Oração (Vida)

Rezo a exortação do apóstolo Paulo: “não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gl 6,9). Reze pelas iniciativas comunitárias, pelas políticas públicas, pela unidade das nações. Deus é Pai de todos sem acepção de pessoas.

Se desejar conclua com a oração do Pai-nosso

Contemplação (Vida e Missão)

Um dos objetivos da Campanha Ecumênica da Fraternidade -2021 é: Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio. Com que atitude quero estar em comunhão com as Igrejas Cristãs neste objetivo? Verbalize o que você determina como gesto concreto.

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus nos deu o sábado para fazer o bem, e um Pai, que é Deus.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui