Oração diária, Procurai a reconciliação - Mt 5,20-26

1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

06 de março de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 05 de março Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Espírito de reverência, dispõe meu coração ao respeito para com a dignidade do meu próximo, de modo que jamais eu ouse tirar-lhe, de forma alguma, a vida.

PRIMEIRA LEITURA: Ez 18,21-28

Leitura da Profecia de Ezequiel

Assim fala o Senhor: 21“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou.
23Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo se desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver?
Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’.
Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 130(129)

        — Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor, mais que o vigia pela aurora.

— Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa

EVANGELHO: Mt 5,20-26

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A vida pertence a Deus e deve ser respeitada, protegida, cultivada neste mundo, e desabrochar em plenitude na eternidade. Queremos viver bem aqui, apesar das nossas limitações, e viver em plenitude diante da face do Senhor, no céu. Ouvimos do próprio Deus que não devemos matar, não devemos tirar a vida de ninguém. Jesus nos ensina que esse mandamento da Lei de Deus atinge a qualidade dos nossos relacionamentos. Podemos matar usando armas e podemos matar usando a língua com ofensas e mentiras. A língua é uma arma muita afiada. Guerras, assassinatos, aborto, eutanásia caminham lado a lado com falsas notícias, calúnias e maledicências. Que Deus nos conceda tempo de ir em busca do perdão e da reconciliação, e depois voltar para apresentar a nossa oferenda.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Acalmo meu ser e procuro apresentar-me ao Senhor sem mágoa alguma contra meu próximo. Em comunhão com a comunidade de fé rezo: livrai-me, Senhor, de todas as minhas maldades com meus irmãos, vede minha fraqueza e perdoai todos os meus pecados.

Leitura (Verdade)
Leia atentamente o Evangelho quantas vezes julgar necessário. Repita os verbos e as palavras que mais lhe chamaram a atenção e considere o sentido de cada uma delas. Em seguida responda: o que diz o texto bíblico? O que acontece na narrativa?
“Jesus, neste texto, se dirige aos seus discípulos. A prática por eles assumida, sobretudo em relação à justiça e à fidelidade, deve superar o legalismo estéril dos escribas e fariseus. Estes conhecem todas as leis, mas sua observância é legalista e estéril. Jesus não anula as leis do passado, cultivadas por séculos, mas vem dar-lhes pleno cumprimento. Jesus coloca os valores do Reino acima das leis. A doutrina do Mestre tem como ponto fundamental o amor. Antes de chegar ao altar de Deus, procura o altar da reconciliação fraterna. Só assim a oferenda será aceita. Na Missa há dois momentos para a reconciliação: o ato penitencial e o rito da paz. Eles nos habilitam a partilhar o pão da Eucaristia.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Que nova conduta Jesus lhe revela através de sua Palavra? Qual é o caminho de perdão que Jesus lhe convida a seguir? Qual a condição que Jesus coloca para entrar no seu reino?

Oração (Vida)
O que o texto bíblico me leva dizer a Deus? Na presença de Deus coloco meus pedidos de perdão. Rezo por mim, por aqueles com os quais não simpatizo; pelos que me aborrecem e pelos que tem algo contra mim. Rezo conscientemente a oração do Pai-Nosso.

Contemplação (Vida e Missão)
“Quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.” Eu sou capaz de atitude semelhante? Experimente.

Bênção
Benção especial da Quaresma

  • Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
  • O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
  • O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]