Oração diária, Vai primeiro reconciliar-te - Mt 5,20-26

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 5,20-26

A qualidade dos nossos relacionamentos mostra quem somos, no que acreditamos, o que buscamos na vida.

Façamos a oração do dia: Espírito de reverência, dispõe meu coração ao respeito para com a dignidade do meu próximo, de modo que jamais eu ouse tirar-lhe, de forma alguma, a vida.

10ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 10 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 3,15-4,1.3-6  

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 3,15até o dia de hoje, quando os israelitas leem os escritos de Moisés, um véu cobre o coração deles. 16Mas, todas as vezes que o coração se converte ao Senhor, o véu é tirado. 17Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade.

18Todos nós, porém, com o rosto descoberto, contemplamos e refletimos a glória do Senhor e assim somos transformados à sua imagem, pelo seu Espírito, com uma glória cada vez maior. 4,1Não desanimamos no exercício deste ministério que recebemos da misericórdia divina. 3E se o nosso evangelho está velado, é só para aqueles que perecem que ele está velado.

4O deus deste mundo cegou a inteligência desses incrédulos, para que eles não vejam a

luz esplendorosa do evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus. 5De fato, não nos pregamos a nós mesmos, pregamos a Jesus Cristo, o Senhor.

Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus. 6Com efeito, Deus que disse: “Do meio das trevas brilhe a luz”, é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para tornar claro o conhecimento da sua glória na face de Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  85(84) 

— A glória do Senhor habitará em nossa terra.

— A glória do Senhor habitará em nossa terra.

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos. Está perto a salvação dos que o temem e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça

andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

EVANGELHO: Mt 5,20-26

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te

com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O ser humano é a obra-prima de Deus e deve estar sempre em primeiro lugar em nossas considerações. A qualidade dos nossos relacionamentos mostra quem somos, no que acreditamos, o que buscamos na vida. É importante levar a oferenda até o altar, e é preciso fazê-lo. Mais importante, porém, é reconciliar-se com o irmão. Os gestos rituais são expressão da fé. Mostram o que cremos. Deixar a oferenda ao pé do altar, retirar-se e ir ao encontro do irmão magoado comigo por alguma razão é também um gesto ritual de louvor a Deus. O Evangelho diz que é o irmão que tem algo contra mim, e não eu contra ele. E, no entanto, sou eu que devo tomar a iniciativa de procurá-lo, porque é a ruptura da comunhão fraterna o que me afasta da Mesa da Comunhão.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A Palavra hoje nos fala de um jeito novo de viver, ensinado por Jesus. Ele nos mostra a justa atitude interior ao orar: é preciso estar reconciliados. Nos fala também que a prática do amor fraterno é mais importante que atos exteriores de culto.

Leitura (Verdade)

O que Jesus nos diz neste texto? Ao meditar o Evangelho preste atenção os verbos, as atitudes e as palavras dos personagens envolvidos.

“Para a moral dos judeus, a Lei fria era suficiente para agradar a Deus. A prática do compromisso assumido pelo discípulo de Jesus deve superar o legalismo dos líderes religiosos, que se contentavam em observar as normas e os preceitos. Entrar no Reino é metáfora que indica encontrar-se sob o governo de Deus, tornar-se alguém que reconhece sua realeza e viver segundo os seus critérios. Jesus é o novo que surge no horizonte da humanidade, e suas palavras assinalam um novo ponto de partida, uma nova moral e um novo relacionamento com Deus Pai. Jesus coloca um novo marco de caminhada: a reconciliação com o irmão, que deve anteceder ao sacrifício. Tanto a ofensa como o perdão nascem no coração das pessoas.

Meditação (Caminho)

O que este texto diz para mim? “Deixa tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irão.” O que esta advertência de Jesus fala aos seu coração?

Oração (Vida)

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus, Pai de amor e bondade, que em Sua infinita misericórdia acolhe todos os que se aproximam de Vós com o coração arrependido, acolhei meu pedido de perdão por tantas faltas cometidas contra Ti e meus irmãos.
Senhor Jesus Cristo, Mestre da ternura e do amor, que devolveu a vida em plenitude a tantos homens e mulheres imersos no pecado e caminhantes das trevas, conduzi-me nos caminhos do perdão e fortalecei minha alma para que eu tenha a humildade de pedir perdão e a misericórdia de saber perdoar.
Espírito Santo, Consolador da alma, Advogado dos justos e Paráclito do amor, inspirai em meu coração gestos de bondade e ternura, que devolvam aos corações angustiados

Contemplação (Vida e Missão)

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? O que você pretende fazer para atender esse pedido? O que mais a Palavra de Deus o(a) convida a viver?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.