Oração diária O chamado dos doze discípulos

14ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

08 de julho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tu me escolheste para ser companheiro de missão de teu Filho Jesus. Que eu seja capaz de percorrer, com fidelidade, o mesmo caminho trilhado por ele

PRIMEIRA LEITURA: Os 10,1-3.7-8.12

Leitura da Profecia de Oséias – 1Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: “Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?” 7Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: “Cobri-nos!” e às colinas: “Caí sobre nós!” 12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 105(104)

  — Buscai constantemente a face do Senhor!
— Buscai constantemente a face do Senhor!

— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!

— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra

EVANGELHO: Mt 10,1-7

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

O Evangelho de Mateus reúne em cinco discursos ou sermões as palavras de Jesus. O primeiro é o Sermão da Montanha, nos capítulos 5 a 7. O segundo começa a ser lido hoje durante a semana, até segunda-feira. Este é o Sermão Missionário ou Discurso Apostólico, que está no capítulo décimo. Em sua catequese, Mateus coloca primeiramente diante do leitor um conjunto de princípios que devem ilustrar a sua mente e animar a sua vida. É o primeiro discurso com um programa para a aquisição de um novo modo de pensar. Tendo passado por essa etapa, o discípulo sai pelo mundo afora para transmitir uma Boa Notícia a todos os que ele encontrar pelo caminho. É o Discurso Missionário destinado ao discípulo missionário. Enviados primeiramente às ovelhas perdidas da Casa de Israel, os Doze apóstolos anunciam que o Reino dos Céus está próximo. Sendo pescadores de gente, seu anúncio se destina a pessoas que precisam desta Boa Notícia. Cuidem, então, dos doentes e dos dominados. Curem os doentes e libertem os possessos. A proximidade é preciosa, mesmo quando o tempo é pouco.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Diante do Deus Criador somos sempre devedores de gratidão. Assim que abrimos os olhos para este mundo estamos cercados(as) de dons que recebemos sem nenhum mérito. A vida é o grande presente. Coloco-me na presença do Senhor dos senhores, o Deus da vida, e abro meu ser em louvor e gratidão, rezando com o salmista: “Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria!
Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

Leitura (Verdade)
Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Qual é a missão confiada por Jesus aos seus discípulos? O que representam os doze que foram chamados?

“O número doze tem importância única na história de Israel. Ele lembra os patriarcas das tribos de Israel e a escolha dos doze líderes tribais por Moisés. Ele representa a totalidade e a história de Israel messiânico. Os discípulos receberam a tarefa de expulsar os espíritos maus e curar as doenças. É a única vez que Mateus usa a palavra apóstolo, isto é, enviado. Eles são revestidos de poder, e isto significa realizar as mesmas obras do Mestre. Os quatro evangelistas iniciam a relação dos apóstolos com o nome de Pedro, que deve direcionar sua primeira missão às ovelhas perdidas da casa de Israel. É a derradeira tentativa de confirmar o povo escolhido. Depois será a vez dos pagãos. É o Reino de Deus que se coloca em marcha, e Pedro tem a primazia.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Neste passo da leitura orante, somos convidados a ouvir o Senhor…
Acolho com prazer os ensinamentos do Mestre? As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações? Eu busco a Palavra de Deus que me dá luz e força na fé? Como exerço a missão que Jesus me confiou?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, temos um encontro direto com Deus. Ele está conosco e quer nos ouvir. Aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua oração, apresentando-lhe suas necessidades e preocupações.
“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós o meu coração, para que, deixando as sendas do erro, siga os vossos passos no caminho que conduz à vida.”

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]