Liturgia diária, Ele vos batizará com o Espírito Santo - Mc 1,1-8

PRECISO MUITO TE AJUDA ! FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

O site acumula uma divida e diante a crise que todos estamos passando essa divida esta aumentando podendo até o site sair fora do ar.

Divida atual: R$ 2800,00
Valor arrecadado: R$ 849,00 (22/04/2021 - 07:30 - atualizaremos quando recebermos uma nova doação)

Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente.

PIX CHAVE CELULAR: 19 987634283
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

OU

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 1,1-8

A conversão tira do nosso coração os obstáculos que nos impedem de celebrar a vinda do Senhor em nossa vida

Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, a exemplo de João Batista, faze-me teu mensageiro, que prepare tua chegada no coração de quem precisa de ti.

2º Domingo do Advento – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 06 de dezembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Is 40,1-5.9-11

Leitura do Livro do profeta Isaías – 1“Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus.
2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados”.

3Grita uma voz: “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus.

4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou.

9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa-nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa-nova a Jerusalém, ergue a voz,

não temas; dize às cidades de Judá: ‘Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória.

11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães’”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 85(84) 

— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade,/ e a vossa salvação nos concedei!
— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade,/ e a vossa salvação nos concedei!

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar:/ é a paz que ele vai anunciar;/ a paz para o seu povo e seus amigos,/ para os que voltam ao Senhor seu coração./ Está perto a salvação dos que o temem,/ e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão,/ a justiça e a paz se abraçarão;/ da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom,/ e a nossa terra nos dará suas colheitas;/ a justiça andará na sua

frente/ e a salvação há de seguir os passos seus.

SEGUNDA LEITURA: 2Pd 3,8-14

Leitura da Segunda Carta de São Pedro – 8Uma coisa vós não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia.

9O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para convosco. Pois não deseja que alguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se.

10O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com barulho espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com tudo o que nela se fez.

11Se desse modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, 12enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão?
13O que nós esperamos, de acordo com a sua

promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça.

14Caríssimos, vivendo nessa esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

EVANGELHO:  Mc 1,1-8

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos
– Glória a vós, Senhor.

1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

2Está escrito no Livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’”

4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão.

6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Entramos na segunda semana do Advento, sempre olhando para aquele que virá. Diz João Batista: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”. João é o precursor do Messias.

É a voz que grita no deserto, é a figura visível do profeta Elias, que anuncia a presença do Salvador. É o nosso companheiro de Advento. Ele nos convida a preparar o caminho do Senhor, a endireitar suas estradas, a passar pelo Batismo de conversão para o perdão dos nossos pecados. Estamos olhando para o fim dos tempos, quando virá definitivamente nosso glorioso Salvador.

Ele virá a qualquer momento. Os autores sagrados usam de imagens apocalípticas para descrever esse dia: estrondos, chamas, desintegração, antes que surjam novos céus e nova terra, onde habitará a justiça. Independentemente do que a imaginação possa ver, São Pedro nos exorta a esperar com anseio a vinda do dia de Deus, empenhados numa vida santa e piedosa.

Como viver em paz uma vida santa e piedosa, pura e sem mancha? Como é possível viver assim num mundo que já é conturbado e cheio de contradições antes mesmo que chegue o último dia? Temos a companhia de João Batista e podemos imitá-lo, não nos perdendo nas futilidades de uma vida superficial. Isaías fala de caminhos tortos e ásperos, de vales e colinas, fala de consolo e boa notícia.

Podemos lapidar a aspereza da pedra bruta e consolar o povo com boas notícias. A piedade nos faz pensar na qualidade dos nossos relacionamentos com Deus, com os superiores, com o próximo. Ao falar de santidade pensamos em Deus, que mostra sua perfeição na misericórdia.

Neste tempo de Advento podemos fazer esforço para alisar em nós o que é áspero e animar quem precisa de consolo, com atitudes de misericórdia e com notícias que trazem alegria. João Batista é um homem sério. Não anda vestido de seda nem sai embriagado do palácio de Herodes. Sua seriedade não é tristeza.

Houve muita alegria quando ele nasceu e é de alegria a expectativa de quem olha para aquele que está vindo. Aquele que vem é o Pastor vitorioso, que não usa a força de seus braços para vencer batalhas com exércitos e armas, e sim para carregar cordeiros e ovelhas. Ele apascenta o rebanho com carinho e tange as ovelhas-mãe com cuidado.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele!” Este é o convite que ouvimos da boca de João Batista. Acolhamos o apelo que a Palavra hoje nos faz para bem prepararmos o caminho do nosso coração para a vinda do Senhor.

Em nossa leitura orante, peçamos: “Espírito que converte, toca o meu coração e o coração de todas as pessoas para que, abandonando os erros e os vícios, nos voltemos para Jesus, por uma sincera conversão. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Quem é João Batista? Qual é o convite central da pregação do Batista? Quais são as interpretações possíveis das frases: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele!” e “Todos verão a salvação que vem de Deus”?

“Marcos apresenta o seu Evangelho, o primeiro a ser escrito, como Boa-Nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. No Advento, três figuras monumentais nos indicam o caminho. Seiscentos anos antes do nascimento de Jesus, Isaías mantém a esperança do seu povo e garante que a salvação se aproxima.

João Batista anuncia que o Messias já está em nosso meio. Finalmente Maria, com seu “sim” coloca a redenção em marcha. Em meio a tempos conturbados como o nosso, temos a missão de apostar nas coisas de Deus, mostrar que estão atuantes no mundo e, como Maria, dar nosso “sim” para a vontade do Pai. Advento, é tempo de abaixar as montanhas do orgulho e encher os vales da omissão. E isto é urgente: o Senhor está perto!”

Meditação (Caminho)

João Batista insiste no convite à conversão: “convertei-vos”, “preparai-vos”… A conversão tira do nosso coração os obstáculos que nos impedem de celebrar a vinda do Senhor em nossa vida e no mundo. Coloquemo-nos com fé no caminho de conversão, confiantes de que a graça de Deus nos acompanha.

Quais são os meus propósitos para este tempo do Advento? Em minha vida, percebo a necessidade de conversão? Quais são as vozes que hoje “gritam nos desertos” e nos convidam a nos voltarmos para Deus?

Oração (Vida)

Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.
Ao mundo falta a vida: Tu és a Vida. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta a paz: Tu és a Paz. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta a luz: Tu és a Luz. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta amor: Tu és Amor. Vem, Senhor Jesus!
O mundo caminha em sonhos, busca algo mais. Vem, Senhor Jesus!
Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.

Contemplação (Vida e Missão)

Quero que minha vida proclame a Boa-Nova de Jesus! Esse é um empenho para a vida de discípulo.

Bênção

Deus, Pai de bondade, que se revela aos pequeninos, nos abençoe e em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar. Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui