Liturgia diária A prática do jejum - Mt 9,14-15

Sexta-feira depois das Cinzas – Ano Litúrgico A

03 de março de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.

PRIMEIRA LEITURA:  Is 58,1-9a

Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3“Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignoraste, quando nos humilhávamos?” — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?
6Acaso

o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 50

          — Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

EVANGELHO:  Mt 9,14-15

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
“Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Não jejuamos na festa de casamento, não jejuamos enquanto estamos com o noivo. O jejum cristão significa em primeiro lugar estar sem o noivo. Se ele não estiver, estaremos em jejum, jejum dele. O noivo é Cristo que nos será tirado quando for preso e crucificado, quando estiver no sepulcro. Depois ressuscitará e estará conosco todos os dias até a consumação dos tempos. Então não estaremos mais em jejum. O jejum cristão não é em primeiro lugar um preceito. Entre nós não há preceitos que obriguem a todos o tempo todo, em todo lugar, da mesma forma. O nosso jejum é uma prática livre e educativa. Somos orientados a não jejuar no meio de contendas e discussões, a não correr para os nossos negócios nem oprimir os empregados quando estivermos jejuando. O jejum penitencial deve reforçar a vontade e abrir a inteligência para que se quebrem as cadeias injustas, desatem-se os laços da servidão, sejam libertados os oprimidos e destruídos os jugos. Jejua de verdade quem reparte o pão com o faminto, dá pousada aos pobres sem abrigo, leva roupa aos que não têm o que vestir, não volta as costas ao semelhante. Jejuam os fariseus, jejuam os discípulos de João. Os discípulos de Jesus jejuam se ele lhes for tirado, jejuam na solidariedade eficaz e jejuam de alimentos para se tornarem fortes no amor a Deus e aos irmãos. Comecemos, pois, a Quaresma com o espírito humilhado, contrito e arrependido, que é o sacrifício agradável a Deus.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje, sexta-feira de jejum e abstinência, façamos e ofereçamos nossa oração ao Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, versículo por versículo, grifando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Deixe-se iluminar por outros textos bíblicos que possam ajudá-lo(a) a identificar a mensagem central deste. Qual é o tema central do Evangelho?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que palavra ou versículo mais o(a) tocou? Leia novamente o texto e deixe-se tocar por ele, fazendo a sua meditação. Silencie seu coração para perceber o toque de Deus em sua vida.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Peça a Jesus Vida, por meio da oração, aquilo que seu coração mais deseja. Aproxime-se do Senhor com todo o seu ser, sem medo de sentir o seu abraço de Pai amoroso e misericordioso.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta? Sintetize em uma palavra o compromisso que você se propõe a viver neste dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !