Liturgia diária Por que primeiro deve vir Elias?

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

10 de dezembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, desfaze tudo quanto me impede de reconhecer em teu Filho Jesus, despojado de qualquer ambição mundana, a manifestação de teu amor pela humanidade.

PRIMEIRA LEITURA: Eclo 48,1-4.9-11

Leitura do Livro do Eclesiástico – Naqueles dias, 1o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti?
9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para conduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 79

          — Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
— Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

— Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!

— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a e ao rebento que firmastes!

— Pousai a mão sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!

EVANGELHO: Mt 17,10-13

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

  Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

No Advento, Elias deve vir primeiro. O profeta Elias conversava com o profeta Eliseu quando um carro de fogo com cavalos de fogo passou num turbilhão e arrebatou Elias que subiu ao céu. O manto de Elias cai e Eliseu o apanha. No elogio de Elias, o livro do Eclesiástico lembra que ele foi arrebatado num turbilhão de fogo. E o profeta Malaquias termina a sua profecia com as palavras do próprio Deus: Eis que vos enviarei Elias, o profeta, antes que chegue o Dia do Senhor, grande e terrível. É ele, pois, o precursor do Messias, e sua vinda era esperada no tempo de Jesus. A pergunta feita pelos discípulos em relação à vinda de Elias oculta uma dúvida. Este Jesus de Nazaré é verdadeiramente o Messias? Onde está Elias que deve precedê-lo? Podiam prescindir de Elias e aceitar sem mais que Jesus fosse o prometido por Deus para a redenção de Israel. A dúvida continha certa desilusão diante dos anúncios da Paixão e Morte feitos pelo próprio Jesus. O profeta Malaquias falava também de uma solene entrada do Anjo da Aliança no Templo do Senhor, que o povo desejava. Eis que ele vem. Quem poderá suportar o dia da sua chegada. O Messias glorioso entra pelo Templo. O Messias de São Marcos entra pelo deserto. Jesus esclarece a questão de Elias tranquilizando os que duvidavam de Jesus. João Batista não é Elias. Ele desempenhou o papel de Elias.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Em união com todos os que se encontram neste ambiente virtual,
iniciamos nossa Leitura Orante, com a

Canção do Advento

Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!

1. Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!

2. Ó vem, como chega a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!

3. Ó vem, como chega a luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!

4. Ó vem, como chega a carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!

5. Ó vem, como chega o filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!

6. Ó vem, como chega o Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor

Veja a melodia desta canção, ao lado.

1.Leitura (Verdade)

– O que a Palavra diz?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 17,10-13.
Os discípulos compreenderam depois que ouviram o Mestre. A fé e o amor levam a ver de forma diferente as pessoas, imagem de Deus. Sobretudo, a atitude de escuta, que caracterizou também Maria, é condição fundamental para esta compreensão.

2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para mim?
Preciso me aproximar mais e escutar a Palavra. Esta é condição para aprender do Mestre, para converter-me e viver como filho de Deus, transformar minha vida e ser discípulo/a e missionário/a do Mestre Jesus Cristo. Como nos lembram os bispos, em Aparecida: “Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – seu serviço! – que a Igreja tem que oferecer às pessoas e nações” (DAp 14).

3. Oração (Vida)
O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo a Maria, que tão bem soube ouvir e compreender a Palavra de Deus
A Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada,
ó Maria!
Crestes na mensagem celeste,
e em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na encarnação do Filho de Deus
no vosso seio virginal
e vos tornastes Mãe de Deus.
Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade!
Os homens tiveram o Mestre divino,
o Sacerdote único e eterno,
a Hóstia de reparação,
o Rei universal!
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva,
forte, atuante; uma fé que salva e santifica!
Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna.

4.Contemplação (Vida)
– Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Levo comigo a luz de Jesus Cristo. Quanto mais esta luz levar em meus olhos, minhas mãos, minhas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivo.

[apss_share]