Oração diária Senhor do sábado, é o Filho do Homem!

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 6,1-5

Façamos a oração do dia: Pai, torna-me sensato na prática das exigências religiosas, para eu buscar, em primeiro lugar, o que realmente é do teu agrado e está a serviço da vida, cuja fonte és tu.

22ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 04 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  Cl 1,21-23  

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, 21e vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si.

23Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 54(53) 

— Quem me protege e me ampara é meu Deus.

— Quem me protege e me ampara é meu Deus.

— Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!

— Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

EVANGELHO:
 Lc 6,1-5

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”

3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Ouvimos a observação que acaba de ser feita a Jesus de que os discípulos de João e os dos fariseus jejuavam enquanto os discípulos de Jesus comiam e bebiam. E logo os encontramos, não só comendo, mas comendo de forma pecaminosa. Alguém pensará que cometiam o pecado da gula, comendo demais. Não, pobrezinhos. Era uma refeição muito modesta. Passando por um trigal, arrancavam espigas, debulhavam e comiam. Onde, então, está o pecado? O pecado está em que faziam isso no dia errado. Está escrito no Êxodo que “todo aquele que trabalhar no dia de sábado será punido de morte”. Era sábado. Por que faziam o que não era permitido? Jesus responde dizendo que Davi e seus companheiros comeram os pães do templo, o que não era permitido, porque estavam com fome.

As

leis, sejam elas quais forem, existem em favor do ser humano. E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor também do sábado”. O relato de Lucas é mais sintético que os de Mateus e Marcos e se restringe ao essencial. “A fome real, não apenas vontade de comer, colocou Davi e seus companheiros acima da proibição de comerem os pães da oferenda”. O Filho do Homem é o descendente de Davi. Portanto, também ele é senhor do sábado, e interpreta a Lei em favor do ser humano.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A Palavra de Deus proposta para o nosso dia nos fala da liberdade diante dos valores em favor da vida. Mais do que leis e preceitos, o Senhor espera de nós a vivência da compreensão, que é fruto do amor. Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o motivo da crítica dos fariseus? Qual é o significado do sábado para o povo? Qual é o ensinamento de Jesus?

Evangelho: Lc 6,1-5 Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam e comiam. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer”. E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor também do sábado”.

“A ênfase na indicação temporal do incidente – dia de sábado – estabelece que o ponto de discussão não é o que os discípulos fazem, mas quando o fazem. Sendo Senhor do Sábado, Jesus está acima das leis, mesmo as religiosas, que os homens elaboram. Jesus relativiza essas leis e convida seus interlocutores a relerem a passagem que se refere ao rei Davi. Todas as leis – inclusive o descanso sabático – são a favor da vida. Para Jesus, o rei Davi, mesmo tendo infringido uma lei, permanece obediente a Deus. As leis trazem sempre valores. A lei fria não serve para nada. A vida e ao amor são referências absolutas no projeto de Jesus. Na dúvida, dizia Santo Agostinho, escolha a alternativa que mais favoreça o amor.”

Meditação (Caminho)

Releia o Evangelho e procure escutar o que o Senhor tem a lhe dizer…

Qual caminho Ele me indica? Meditando e orando com esta Palavra escuto: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”. Estamos em tempo para mudar nossas atitudes. Se for preciso voltar para a estrada de Jesus que Ele lhe dê a força da conversão.

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.
(oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Assumir o amor como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !