A liturgia: Todos precisamos aprender com Jesus. Ele não veio para ser servido, mas para servir, para dar a vida em nosso resgate. O maior entre nós é o que serve
Façamos a oração do dia: Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles.
2ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico C
Liturgia do dia 16 de março de 2022
PRIMEIRA LEITURA: Jr 18,18-20
Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”.
19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 31(30)
— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
— Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
— Ao
— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!
EVANGELHO: Mt 20,17-28
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus,
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
De forma didática, o evangelista coloca três anúncios da paixão, morte e ressurreição (Mt 16,21s; 17,22s; 20,17-19). Três vezes ele não é compreendido. No primeiro anúncio, Pedro se enfurece, no segundo os discípulos sonham com grandeza e, nesse terceiro, uma mãe pede o papel de ministro para seus filhos. Três vezes Jesus esclarece que essa não é a lógica do Reino. No mundo, de fato, os governadores oprimem, mas entre os cristãos tudo é virado de ponta-cabeça. Nada de grandeza, prestígio e poder (cf. Mt 4,1-11). A grandeza está em servir até à morte. E como fecho desse ensino, o modelo do Filho do Homem que, servindo, deu sua vida. Entre os discípulos nunca deveria haver ambições, apenas serviço.
Frei
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Somos habitados por uma fome de infinito, de silêncio e de quietude interior. A oração é mais vigorosa neste ambiente do que no burburinho de palavras. È deixar-se tocar pelo olhar misericordioso de Deus. Por isso, preparo-me para este momento de meditação orante com o coração calmo e sedento da profecia de Deus para mim.
Leitura (Verdade)
Observo os personagens, as aspirações de seus corações. Escuto as palavras de Jesus em resposta aos seus pedidos. Procuro compreender a grande lição deste Evangelho
“No caminho para Jerusalém, um ensinamento precioso: aprender com Jesus como liderar, como exercer o poder na comunidade. Ele despojou-se de sua grandeza e se fez companheiro de jornada, por sua encarnação. A tentação é andar na contramão: não seguir o caminho de Jesus e tomar o caminho dos líderes deste mundo. Por um pedido feito, Jesus percebeu que entre os discípulos estava forte a tentação de ascender a cargos vistosos. Nisso, estavam espelhando-se no poder que se via no mundo: a dominação dos poderosos, a opressão dos fortes. Todos precisamos aprender com Jesus. Ele não veio para ser servido, mas para servir, para dar a vida em nosso resgate. O maior entre nós é o que serve”.
Meditação (Caminho)
Como compreendo os gestos e palavras de Jesus neste relato? Com que intenções busco lugares de liderança e poder? Esses lugares são necessários à sociedade. O que importa é como exercemos nossa liderança e poder. É em benefício próprio ou em favor do bem comum?
“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”. Será que entendemos isso ou como a mãe dos dois discípulos pedimos coisas contrarias a proposta do Reino?
Oração (Vida)
Rezo a exortação do apóstolo Paulo: “nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gl 6,9). Reze pelas iniciativas comunitárias, pelas políticas públicas, pela paz no coração humano, nos lares, nas nações e no mundo. Deus é Pai de todos sem acepção de pessoas.
Se desejar conclua com a oração do Pai-nosso
Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo a pedagogia de Jesus educando para a simplicidade e ao serviço humilde. Pensando no lema da Campanha da Fraternidade: “Fala com sabedoria e ensina com amor” tomo a determinação de um gesto concreto em favor da educação integral.
Bênção
Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !