Liturgia diária, Permanecei no meu amor - Jo 15,9-11

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

18 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, completa a alegria que o Espírito Santo faz brotar em mim, pois estou disposto a permanecer unido a ti e a teu Filho, e a ser fiel aos teus mandamentos, apesar das adversidades.

PRIMEIRA LEITURA: At 15,7-21

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora pondes Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”.
12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles,

entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16“Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18conhecidas há muito tempo’.
19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que lêem todos os sábados nas sinagogas”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

id="topo" name="salmo">SALMO 95

          — Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável pois os povos ele julga com justiça.

EVANGELHO:  Jo 15,9-11

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu

amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

“Jesus insiste em que permaneçamos em seu amor para que a sua alegria esteja em nós e a nossa alegria seja completa. No início desta longa conversa foi-nos indicado o caminho da felicidade na prática do lava-pés. Agora nos é oferecida a alegria completa na permanência em Jesus Cristo. Fim e caminho estão bem definidos. Resta-nos descobri-los pessoalmente.
Jesus deu-nos o exemplo de obediência ao mandamento do Pai e pede-nos que sejamos obedientes ao seu mandamento para permanecermos todos muito unidos. Paulo escreverá aos romanos que o Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. A verdadeira alegria está na presença do Espírito Santo em nós. A comida e a bebida podem proporcionar um momento passageiro de alegria, enquanto a alegria que não passa está no Espírito Santo. Paulo se referia às observâncias legais em relação ao que se come e ao que se bebe. O Reino é justiça, paz e alegria. Quem é justo está em paz, diz a Escritura. A paz é fruto da justiça. Há, pois, uma paz interior, fruto de uma vida de justiça, que mantém estável a alegria. Ninguém pode tirar esta alegria do coração do discípulo de Jesus. Tudo o que Jesus diz parece estar ligado à pratica dos seus mandamentos. Afirmamos que o mandamento do amor é a síntese dos mandamentos da lei de Deus e de Jesus. Jesus disse isso com clareza aos seus discípulos. Neste seu discurso, por três vezes Jesus fala do mandamento do amor fraterno.”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Façamos nossa oração ao Espírito e peçamos que Ele renove em nós os seus dons. “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor.” Faça uma leitura atenta do Evangelho, destaque as palavras que mais chamaram sua atenção e recorde outros textos nos quais Jesus fala do amor. Como, neste Evangelho, Jesus nos fala do seu amor? O que acontece com quem permanece em seu amor?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Releia o Evangelho, faça a sua meditação e permita que a Palavra de Jesus se misture com a sua vida. Escute o que o Senhor vai dizer a você durante a meditação.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração sem medo. Abra seu coração e conte-lhe de que modo a Palavra o(a) tocou. Apresente-lhe a sua realidade e as necessidades do povo de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume com o Senhor?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]