Liturgia diária, Os falsos profetas são como lobos ferozes - Mt 7,15-20

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 7,15-20

Acreditar no ser humano sem confiar demais. Falsos profetas se vestem de ovelhas e são lobos ferozes. As aparências enganam.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me o discernimento necessário para perceber quem, revestido de pele de cordeiro, pode levar-me a arrefecer meu entusiasmo por ti e por teu Reino.

12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 23 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Gn 15,1-12.17-18  

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1o Senhor falou a Abrão, dizendo: “Não temas, Abrão! Eu sou o teu protetor e tua recompensa será muito grande”.

2Abrão respondeu: “Senhor Deus, que me darás? Eu me vou desta vida sem filhos e o herdeiro de minha casa será Eliezer de Damasco”. 3E acrescentou: “Como não me deste descendência, um servo nascido em minha casa será meu herdeiro”. 4Então o Senhor falou-lhe nestes termos: “O teu herdeiro não será esse, mas um dos teus descendentes é que será o herdeiro”. 5E, conduzindo-o para fora, disse-lhe: “Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!” E acrescentou: “Assim será a tua descendência”.

6Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça. 7E lhe disse: “Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos Caldeus, para te dar em possessão esta terra”. 8Abrão

lhe perguntou: “Senhor Deus, como poderei saber que vou possuí-la?” 9E o Senhor lhe disse: “Traze-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, além de uma rola e de uma pombinha”. 10Abrão trouxe tudo e dividiu os animais pelo meio, mas não as aves, colocando as respectivas partes uma diante da outra. 11Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotou. 12Quando o sol já se ia pondo, caiu um sono profundo sobre Abrão e ele foi tomado de grande e misterioso terror. 17Quando o sol se pôs e escureceu, apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre os animais divididos. 18Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo: “Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  105(104)

— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!

Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

EVANGELHO: Mt 7,15-20

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma

árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Acreditar no ser humano sem confiar demais. Falsos profetas se vestem de ovelhas e são lobos ferozes. O critério de avaliação está na qualidade dos frutos. Saia dos esquemas legais e veja o que produzem. Você vai descobrir boas ovelhas debaixo da pele de lobo. As aparências enganam. “Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo o que balança cai.”

Perigoso e desagradável é descobrir que alimentamos lobos pensando que eram ovelhas. Uma fruta pode ter bela aparência, ser de bom tamanho e de pele resistente, mas sem nenhum sabor. O Evangelho diz que Jesus sabia o que havia no interior do ser humano e nós dizemos que é preciso comer um quilo de sal juntos para conhecer alguém.

É preciso acreditar nas possibilidades do ser humano, sem desanimar, dar crédito às pessoas sabendo, porém, que a decepção faz parte do relacionamento humano. Sendo o ser humano limitado e imperfeito por natureza, em seus relacionamentos ele tem que aprender a conviver com o diferente, que pode ser bom ou mau. Quando lemos no Evangelho: “Cuidado com os falsos profetas”, a ênfase estará no vocábulo “cuidado” e não nos profetas falsos. A convivência com o falso profeta faz parte do programa. O que talvez venha a faltar é o “cuidado”. Nesse caso, estaremos entrando em zona de perigo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

Criador inefável, Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar, e graça abundante para falar.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamam atenção.

“Nada se parece tanto com um verdadeiro profeta do que um falso profeta. O problema dos falsos profetas é muito comum no Antigo Testamento e se faz presente nas comunidades cristãs, de hoje e de ontem. Embora o falso profeta possa encantar no primeiro momento, usando uma linguagem nova ou provocativa, existe uma norma muito segura para avaliá-lo: a colheita. Quem planta a boa semente, colhe boa semente; quem planta espinheiros, colherá espinhos. O profetismo, no povo de Deus, surge de improviso e não decorre das instâncias normais. O julgamento entre o falso e o verdadeiro profeta deve ser feito com prudência e a partir da comunidade. Por vezes, só temos o privilégio de reconhecê-lo depois de seu desaparecimento.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como faço o discernimento sobre minhas palavras e atitudes? Tenho discernimento também com o que ouço dos outros através das mídias sociais? É a pessoa de Jesus meu espelho? Sua Palavra é meu guia?

Oração (Vida)

Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade. Faz-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba, que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.
Concede-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-te, diligência para te procurar, sabedoria para te encontrar, uma boa conduta para te agradar, confiança para esperar em ti, constância para fazer a tua vontade.
Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém! ( S. Tomás de Aquino)

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

Bênção

“Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês. Saúdem uns aos outros com beijo santo (…). A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” (2 Coríntios 13,11-14).

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !