Liturgia diária, Sereis presos e perseguidos! - Lc 21,12-19

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 21,12-19

Prisões, perseguições, traições, ódio, morte. Nada, porém, nos acontecerá sem que o Pai do Céu o saiba e permita. Pela nossa perseverança nos salvaremos.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me uma fé profunda que me possibilite perseverar nos momentos de dificuldade, sem abrir mão da tarefa que recebi: levar adiante o projeto de Jesus.

34ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 25 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ap 15,1-4

admirável: sete anjos, com as sete últimas pragas. Com elas o furor de Deus ia-se consumar. 2Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre este mar estavam, de pé, todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, com a imagem dela e com o número do nome da besta. Seguravam as harpas de Deus.

 3Entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! 4Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome? Só tu és santo! Todas as nações virão prostrar-se diante de Ti, porque tuas justas decisões se tornaram

manifestas”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 98(97) 

— Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
— Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria.

— Na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.

EVANGELHO:  Lc 21,12-19

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e

governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé.

 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Antes do fim do mundo haverá situações que parecerão o “fim do mundo”. Serão tempos de provação pelos quais passaremos todos e, de modo particular, passam os cristãos por sua fé. Podemos dizer com segurança que o povo da Nova Aliança está unido ao da Primeira Aliança nos sofrimentos e nas provações desta vida.

Prisões, perseguições, traições, ódio, morte. Nada, porém, nos acontecerá sem que o Pai do Céu o

saiba e permita. Pela nossa perseverança nos salvaremos. Esperamos com tranquilidade o fim do mundo e o julgamento de todas as nações. Esperamos também com tranquilidade nossa própria morte, que será uma rápida passagem do tempo para a eternidade.

Mas esperamos também muita ajuda de Deus para aguentar com tranquilidade todas as contrariedades da vida. Morrer não é problema, mas sofrer sim. Sofrer por doenças é da natureza. Sofrer pela maldade humana é bem mais difícil de suportar. “Sereis odiados por todos, por causa do meu nome.” Esta afirmação pode levantar a pergunta: “Então por que aceitei esse caminho? Se eu soubesse não me teria tornado cristão”. “Se eu soubesse de tudo nem teria nascido!”

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, Jesus vai alertar os seus discípulos sobre a perseguição que vão sofrer no seu seguimento. E como podemos recordar, o cristianismo, desde que nasceu, foi perseguido. Desde que Jesus nasceu, aliás, sofreu a perseguição, e Ele deixa isso claro para os seus discípulos. Faça uma leitura atenta do Evangelho, quantas vezes julgar necessário, e identifique seu tema central. Quais sãos os ensinamentos de Jesus? O que significa ser testemunha?

“Pelo caminho da cruz e do Crucificado, caminhamos para a Pátria. Jesus não nos promete uma vida cômoda. Ao contrário, alerta sobre as provações, que virão de toda parte. Essas perseguições vêm dos judeus – sinagogas – ou dos gentios – reis e governadores –, e até dos próprios familiares. Jesus, no entanto, promete-nos sua assistência.

A história da Igreja é marcada por uma multidão de mártires que ninguém é capaz de contar. O martírio não atinge a todos, mas a fidelidade cotidiana, esta sim, é para todos. O cristianismo cresceu com os mártires e as catacumbas. A perseguição só faz crescer a resposta dos discípulos de Jesus. A força da ressurreição e os dons do Espírito Santo animam a caminhada cristã, marcada pela cruz.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Faça a sua meditação, detendo-se naquele versículo ou palavra que mais o(a) toca. Escute o que Jesus lhe diz e identifique o caminho que Ele lhe aponta.

Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre:
“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, Caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente durante este dia os apelos que o Senhor lhe faz? De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui