Liturgia diária Oração, pedi e vos será dado - Mt 7,7-12

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 7,7-12

A fé cristã é manifestada através da confiança em Deus. Manifestemos a nossa confiança em Deus no dia de hoje, procurando viver e fazer o bem

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me um coração grande, capaz de demonstrar um amor imenso ao meu semelhante, na total gratuidade e sem interpor restrições.

1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 25 de fevereiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh1.3-5.12.14

Leitura do Livro de Ester.

Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.

17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE

livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 138(137)

— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

EVANGELHO: Mt 7,7-12

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.

9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“O quanto vocês desejam que os outros lhes façam, façam vocês também a eles.” Isto é a Lei e os Profetas e esta é a regra de ouro de toda a Sagrada Escritura. Os sábios judeus diziam de forma negativa: “Não façam aos outros o que não querem que seja feito a vocês”. A mesma sentença é apresentada por Jesus em forma positiva, certamente mais exigente. “Faça aos outros o que você quer que lhe façam”.

Excelente

princípio prático para a Quaresma e que se estende para o resto da vida. Em qualquer ação que você deva fazer, em qualquer atitude que você deva tomar, ponha-se no lugar do outro e diga para si mesmo o que gostaria que acontecesse. Em se tratando da sua pessoa, você tem conhecimento das causas e motivações que explicam alguma atitude sua, e sabe também qual a melhor atitude a ser tomada em relação a você.

Leis e princípios normativos existem para promover o ser humano dentro de uma ordem social. A ordem vem depois do ser humano. O que você não gostaria que fosse exigido de si mesmo, não exija do outro. Hillel, grande mestre no judaísmo quando Jesus estava nascendo, assim formulou a regra de ouro: “O que é odioso para ti, não faça a teu próximo: esta é toda a Lei; o resto é mero comentário”.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Como filhos e filhas amados(as) do Pai, sabemos que nele encontramos o que procuramos, pois Ele mesmo nos diz: “Peçam, e lhes será dado”.

Coloquemo-nos na presença de Deus Pai e Filho pela ação do Espírito Santo e peçamos: “Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa palavra. Que ela possa frutificar em meu coração. Amém!”

Leitura (Verdade)

Evangelho: Mt 7,7-12 “Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os profetas.”

Procuremos responder: o que diz o texto? Se estivermos atentos à leitura, logo a compreenderemos, pois ela é clara: qualquer coisa que pedirmos ao Pai, Ele nos concederá. Para nos aprofundarmos um pouco mais, leiamos mais de uma vez o texto. Dessa forma, poderemos também extrair dele outros elementos importantes, principalmente no último versículo, no qual encontramos uma recomendação da verdade a ser seguida. Que recomendação é essa? “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.”

“O capítulo anterior traz, no Pai-Nosso, a maneira correta de orar. Agora, reveste esta oração de total confiança. Mateus encoraja a oração constante com três verbos: pedir, buscar e bater, e outros três verbos provam a prontidão do Pai em atender às necessidades de seus filhos e filhas: receber, encontrar e abrir. A benevolência do Pai garante que seus filhos receberão apenas o que for bom para suas vidas. Deus sempre atende a nossos pedidos, mas nem sempre nos dá o que pedimos. O texto, em seu final, oferece a regra de ouro do agir: “Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles”. É a primazia do amor que resume a Lei e os profetas. É a dimensão ética colocada em prática.”

Meditação (Caminho)

A confiança é o caminho da relação de amor entre Pai e filho, por isso, Ele oferece o que tem de melhor para o seu seguimento. A fé cristã é manifestada através da confiança em Deus. Manifestemos a nossa confiança em Deus no dia de hoje, procurando viver e fazer o bem que Ele, por meio de sua Palavra, nos ensinou neste momento de oração.

Oração (Vida)

Neste momento de oração e vida, dirigimos-nos a Deus rezando o Pai-Nosso, oração que foi ensinada pelo próprio Deus, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, aos seus discípulos e discípulas.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !