Liturgia diária Oração, pedi e vos será dado - Mt 7,7-12

1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

05 de março de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 04 de março Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me um coração grande, capaz de demonstrar um amor imenso ao meu semelhante, na total gratuidade e sem interpor restrições.

PRIMEIRA LEITURA: Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh

Leitura do Livro de Ester – Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.
17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 138(137)

          — Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

EVANGELHO: Mt 7,7-12

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Vamos imitar o Pai, que dá coisas boas e faz sempre o bem. Vamos mostrar na prática o rosto bondoso de Deus. Aos três verbos “pedir, procurar e bater” correspondem outros três: dar, encontrar e abrir. Temos que acreditar que Deus não nos deixará frustrados, de mãos vazias. Batemos na porta com insistência e ele vai abri-la. São Mateus diz que Deus dá coisas boas a quem pede. São Lucas diz que as coisas boas são o Espírito Santo. Deus dá o Espírito Santo e nele temos tudo do que precisamos. São Tiago diz que pedimos e não recebemos porque pedimos mal, porque estamos interessados apenas no nosso bem-estar. Diz ele também que a “oração fervorosa do justo tem grande poder”. Fiquemos com esta regra de ouro e procuremos pô-la em prática: “Fazer aos outros o que queremos que façam a nós”. Você não gosta de ser bem tratado? Você não gosta de ser bem atendido, quando faz perguntas ou procura por alguma coisa? Mesmo se for preciso tomar uma atitude enérgica com alguém, não o deixe sem ajuda. Se tiver que fechar uma porta para alguém, abra outra, ou abra uma janela. Faça alguma coisa. Não fique apenas nas palavras. Dê a quem pede, ajude quem procura a encontrar, abra a porta a quem bate.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Entro em oração como de costume e recolho-me para meditar e orar sobre o Evangelho deste dia. Jesus fala da perseverança e foco quando nos dirigimos ao Pai com nossos pedidos. Preparo-me em oração para entender melhor esse Evangelho.
“Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Observo os verbos tão expressivos neste texto. Como a Palavra de Jesus ilumina minha confiança em Deus?
“Três verbos – pedir, buscar e bater – encorajam a prática constante da oração. A resposta está concretizada em outros três verbos: receber, encontrar e abrir. Eles traduzem a prontidão do Pai em atender às necessidades de seus filhos. Porque o Pai é bondoso, não devemos ter receio de pedir. Nossos pedidos devem ser iluminados por duas atitudes. Não devemos pedir a Deus aquilo que nós mesmos podemos fazer ou conseguir. A segunda atitude refere-se ao gesto filial de agradecer. Ao agradecer nos habilitamos a receber novas graças. O atendimento dos pedidos por parte de Deus passa pela nossa disposição de sermos misericordiosos com nossos irmãos. Nós estabelecemos a medida da misericórdia.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Quando oro ao Pai o que procuro? Como faço meus pedidos? Examino meu proceder à luz desta palavra: “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.”

Oração (Vida)
“Senhor, vós sois nosso Pai; em vós depositamos nossa confiança. Que surpresa alguma nos pegue desprevenidos. Que nada possa atrapalhar nossos passos. Que vossa luz brilhe sobre nós, aí, então tudo será renovado, e para tudo haverá uma saída, uma solução. Por isso, que a vossa sabedoria nos ensine o que fazer e como fazer. Que a vossa inspiração nos ajude a caminhar na confiança e no amor. Assim viveremos intensamente este novo dia. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Quando reza, você fica perto de Deus, que ouve suas orações. Quando você sofre, ele se aproxima e o carrega no colo. Confirme, pois, sua confiança no Deus de amor sendo também generoso(a) e compassivo(a) com o próximo.

Bênção
Benção especial da Quaresma

  • Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
  • O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
  • O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]