Liturgia diária - Páscoa da Ressurreição do Senhor

Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor – Ano Litúrgico A

16 de abril de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, desperta no meu coração uma fé verdadeira em Cristo ressuscitado, presente e vivo em nosso meio, vencedor da morte e do pecado.

PRIMEIRA LEITURA: At 10,34a.37-43

Livro dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.
40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.
42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados”. – Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 117

          — Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
— Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ ‘Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”

— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas, ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!

— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso;/ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!

SEGUNDA LEITURA: Cl 3,1-4

Carta de São Paulo apóstolo aos Colossenses – Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando

Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

EVANGELHO:  Jo 20,1-9

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

          1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou

também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Domingo da Ressurreição. Páscoa do Senhor. Não é só passagem deste mundo para o Pai. É passagem vitoriosa. A vida venceu a morte. Se venceu uma vez, pode vencer sempre. De fato, venceu uma vez para sempre. No tempo e no espaço em que ainda nos encontramos, vai sendo vencida. O Pecado não desiste. Persiste a cultura da morte. Trabalham os seus agentes num confronto com os agentes da vida. Desperte, você que dorme. Não durma o sono da morte. Ao seu lado está o Ressuscitado. Você o encontra no companheiro de rua.
Por que damos ao primeiro dia da semana o nome de domingo? Porque esse dia, o oitavo da criação, é o dia do Senhor Ressuscitado, e domingo significa Dia do Senhor. […] Se compreendêssemos o dom de Deus, se compreendêssemos um pouco da morte e ressurreição de Cristo, se compreendêssemos que quem come deste pão viverá eternamente, as dificuldades continuariam a existir, mas haveria mais clareza em nossa vida. Talvez soubéssemos encontrar com mais rapidez o lugar da verdadeira alegria, que não seria um túmulo vazio. Os cinquenta dias entre a Páscoa e Pentecostes são celebrados como se fossem um só dia, o dia da Ressurreição.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O Cristo ressuscitou! Aleluia! A luz da Páscoa do Senhor iluminou o mundo! Neste início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo as luzes para bem compreendermos a Palavra que vamos meditar. Acolhamos a vida nova que hoje o Senhor nos oferece e oremos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? O que os personagens comentam sobre Jesus? Por que Madalena vai ao túmulo de madrugada, quando ainda estava escuro? Procure destacar outros elementos presentes no texto.
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de madrugada e viu que a pedra tinha sido retirada. Podemos entender o primeiro dia como uma referência à nova criação, a um novo tempo que se inicia com a ressurreição de Jesus. O texto não relata o motivo da visita ao túmulo, uma vez que Madalena não portava perfumes para ungir o corpo, como apresentam outras narrativas. No entanto, Maria é surpreendida com o túmulo aberto.
Ela saiu correndo ao encontro de Pedro. Diferente do relato da vigília pascal, hoje Maria Madalena não tem uma boa notícia para comunicar aos discípulos, apenas uma triste constatação: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. No relato de ontem, as mulheres ficam preocupadas em como remover a grande pedra da entrada do túmulo. Hoje, Maria Madalena, ao ver a pedra removida, constata que seu Senhor foi retirado do túmulo. Retirar o Senhor do túmulo é muito mais preocupante do que simplesmente ver a pedra removida. Por isso, também Pedro e o outro discípulo, João, correm.
O discípulo amado por Jesus entrou no túmulo, viu e acreditou. O discípulo vê os panos funerários e os identifica com um sinal. Aqui, ainda não podemos dizer que ele acreditou na ressurreição do seu Senhor, pois, em seguida, o evangelista vai concluir: “Eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos”.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a sua vida? Como você acolhe a vida nova que o Senhor ressuscitado nos oferece? A celebração da ressurreição de Cristo diz algo para sociedade de hoje?
A vida nova, que o Senhor ressuscitado nos oferece por meio de sua vitória sobre a morte, enche-nos de alegria, esperança e plenitude. Com Ele, passamos das trevas para a luz, da morte para a vida. Vivamos a alegria da vida nova! Celebremos, pois o Senhor está vivo no nosso meio.

Oração (Vida)
Entreguemos ao Senhor ressuscitado a nossa vida, no desejo de que Ele nos renove e plenifique com a luz da ressurreição. Após cada pedido, rezemos: “Dai-nos, Senhor, a vossa paz!”
– Que reflitamos o rosto do Ressuscitado em nossa vida e o testemunhemos ao mundo.
– Que todos os povos reconheçam que tu és o único Deus, que Jesus é o teu Filho, e nós somos o teu rebanho.
– Preserva em nós a luz da fé e da caridade.
Faça também outros pedidos que estiverem em seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Como você pretende concretizar, durante este dia, os apelos que o Senhor lhe revelou?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !