Oração diaria O Espírito Santo vos guiará

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 13,1-9

As opções de cada um, no exercício de sua liberdade, podem libertá-lo ou condená-lo. Por isso, é preciso mudar de vida e fazer o caminho do Evangelho

Façamos a oração do dia: Pai, que a minha vida seja uma contínua busca de comunhão contigo, por meio de um arrependimento sincero e de minha conversão urgente para ti.

29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 24 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA:  Ef 4,7-16

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 7cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 8Daí esta palavra: “Tendo subido às alturas, ele capturou prisioneiros, e distribuiu dons aos homens”. 9”Ele subiu”! Que significa isso, senão que ele desceu também às profundezas da terra? 10Aquele que desceu é o mesmo que subiu mais alto do que todos os céus, a fim de encher o universo.

 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude. 

14Assim,

não seremos mais crianças ao sabor das ondas, arrastados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e induzidos por sua astúcia ao erro. 15Motivados pelo amor queremos ater-nos à verdade e crescer em tudo até atingirmos aquele que é a Cabeça, Cristo. 16Graças a Ele, o corpo, coordenado e bem unido, por meio de todas as articulações que o servem, realiza o seu crescimento, segundo uma atividade à medida de cada membro, para a sua edificação no amor.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO  122(121) 

— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede de justiça lá está, e o trono de Davi.

EVANGELHO:  Lc 13,1-9

O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.

 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’

8Ele,

porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Um pouco de paciência com esta figueira que não está dando frutos! Vamos cuidar dela um pouco mais, adubar a terra, dar mais tempo para ver o que acontece. Se não produzir nada, então poderá ser cortada. Jesus conta esta parábola depois de ter dito que a conversão é necessária em nossa vida. Não ter medo de mudar de posição, ter consciência clara do que não está certo em nossa vida e fazer algum esforço para mudar algo. Na modinha de Dorival Caymmi, Gabriela dizia: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”. Mas dizia também: “Eu sou sempre igual, não desejo mal”. Se dissesse: “Eu sou mesmo assim, sou sempre ruim”, as coisas seriam diferentes.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na liturgia de hoje, Jesus nos convida à conversão. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de nos deixarmos conduzir pelo Senhor de nossa vida.
Reze com esta canção:

Leitura (Verdade)

Ouvindo o diálogo o que Deus me diz? “Por vezes confundimos a vontade de Deus com fatalismo. Diante de coisas negativas, admitimos: “Deus quis assim”. Também gostamos de apresentar um paralelismo entre culpa e castigo. Jesus quer corrigir a ideia de que os desastres acontecem com aqueles que os merecem e toda a tragédia é castigo divino.

Na realidade, há causas e consequências. Ao longo da vida estabelecemos um modo de agir, um projeto por vezes egoísta e estéril. Isto significa ocupar um terreno inutilmente. Aí entra em ação a misericórdia. É um tempo novo, cercado de carinho, para que possamos apresentar frutos. Este tempo é um presente de Deus para nosso amadurecimento. A misericórdia é infinita, mas o tempo é limitado.”

Meditação (Caminho)

Você acolhe em sua vida o convite à conversão? Reconhece a bondade e a misericórdia de Deus em sua vida? Quais sentimentos a Palavra provocou em você? Como você devolve a Deus os talentos recebidos?

“Quem não mudar de vida perecerá da mesma forma. É claro que o Senhor quer que seu povo tenha vida em abundância. Nosso Deus não é da morte, mas da vida. Porém, as opções de cada um, no exercício de sua liberdade, podem libertá-lo ou condená-lo. Por isso, é preciso mudar de vida e fazer o caminho do Evangelho, que é sempre de alegria e felicidade para quem o abraça” 

Oração (Vida)

Momento de oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia. Peça ao Senhor a graça de viver o despojamento, a humildade e a simplicidade do coração e a graça da conversão.

Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “Senão der frutos a cortarás!”. O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !