Liturgia diária - Para onde eu vou, vós não podeis ir - Jo 8,21-30

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

5ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

04 de abril de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reforça minha fé em teu Filho Jesus, cuja morte nos resgata da escravidão do pecado e nos introduz no reino da fraternidade.

PRIMEIRA LEITURA: Nm 21,4-9

Leitura do Livro dos Números – Naqueles dias, 4os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom.
Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”.
6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”.
Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma

serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 101

          — Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
— Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.

— Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, e chegue até vós o meu clamor! De mim não oculteis a vossa face no dia em que estou angustiado! Inclinai o vosso ouvido para mim, ao invocar-vos atendei-me sem demora!

— As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.

— Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

EVANGELHO:  Jo 8,21-30

          – O Senhor esteja

convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso,

Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sa­bereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Quando a cruz estiver firmemente fixada sobre o orbe terrestre, saberemos que Jesus é o “Eu Sou”. “Eu Sou” é o nome dado por Deus a si mesmo. Moisés lhe perguntou: “Se me perguntarem qual é o nome do Deus de nossos pais, o que responderei?” “Assim dirás aos israelitas: ‘Eu Sou’ me envia a vocês”. E o próprio Jesus nos diz: “Se não acreditarem que Eu Sou, vocês morrerão em seus pecados. Quando tiverem levantado o Filho do Homem, saberão que Eu Sou”. O olhar contemplativo do evangelista São João vê o “Eu Sou” pregado na cruz, identificado com o nome expresso nas quatro letras sagradas YHWH, que não se pronunciam porque são o nome de Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Estamos na quinta semana da Quaresma, tempo de conversão. Coloquemo-nos em oração e peçamos as luzes e a graça do Espírito Santo, para melhor compreendermos a sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Espírito Santo de amor, renove em nós o dom da sabedoria, para entendermos o que o Senhor nos diz. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Eu me vou, e vós me procurareis; mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.” Assim começa o Evangelho de hoje. Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção. Depois, procure identificar o tema central do texto. Qual é a sua principal mensagem?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Qual versículo mais o(a) tocou? Neste passo da leitura orante, você é convidado(a) a reler o texto, a deixar-se tocar pela Palavra, a meditá-la e a aprofundá-la. Ouça essa Palavra com atenção, pois é Deus que fala com você por meio dela.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Agora que você já escutou o que o Senhor tinha a lhe dizer, abra a Ele o seu coração. Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração sem medo, pois Deus é Pai e o(a) ama profundamente. Reze também pelas necessidades de seus irmãos e irmãs que sofrem.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra Deus suscitou em seu coração, para você vivê-la durante este dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]