Liturgia diária, Os falsos profetas são como lobos ferozes - Mt 7,15-20

12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

28 de junho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me o discernimento necessário para perceber quem, revestido de pele de cordeiro, pode levar-me a arrefecer meu entusiasmo por ti e por teu Reino.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 15,1-12.17-18

Leitura do livro do Gênesis – Naqueles dias, 1Depois desses acontecimentos, a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão, numa visão, nestes termos: “Nada temas, Abrão! Eu sou o teu protetor; tua recompensa será muito grande.” 2Abrão respondeu: “Senhor Javé, que me dareis vós? Eu irei sem filhos, e o herdeiro de minha casa é Eliezer de Damasco.” 3E ajuntou: “Vós não me destes posteridade, e é um escravo nascido em minha casa que será o meu herdeiro.” 4Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.” 5E, conduzindo-o fora, disse-lhe: “Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz… Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência.” 6Abrão confiou no Senhor, e o Senhor lho imputou para justiça. 7E disse-lhe: “Eu sou o Senhor que te fiz sair de Ur da Caldéia para dar-te esta terra.” 8“O
Senhor Javé, como poderei saber se a hei de possuir?” 9“Toma uma novilha de três anos, respondeu-lhe o Senhor, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho.” 10Abrão tomou todos esses animais, e dividiu-os pelo meio, colocando suas metades uma defronte da outra; mas não cortou as aves. 11Vieram as aves de rapina e atiraram-se sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou. 12E eis que, ao pôr-do-sol, veio um profundo sono a Abrão, ao mesmo tempo que o assaltou um grande pavor, uma espessa escuridão. 17Quando o sol se pôs, formou-se uma densa escuridão, e eis que um braseiro fumegante e uma tocha ardente passaram pelo meio das carnes divididas. 18Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão: “Eu dou, disse ele, esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates:

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 104

          — O Senhor se lembra sempre da Aliança.
— O Senhor se lembra sempre da Aliança.— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!

Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

EVANGELHO:  Mt 7,15-20

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. 16Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? 17Toda

árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. 18Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. 19Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 20Pelos seus frutos os conhecereis.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Existem profetas verdadeiros segundo o coração de Deus e existem falsos profetas, que transmitem a sua palavra e não a de Deus. O falso profeta se aproxima vestido de ovelha. Eles se revelam pelos frutos que produzem. O Apocalipse fala de um animal, uma besta, com chifres de Cordeiro e voz de dragão: “Vi depois outra Besta sair da terra. Tinha dois chifres como um Cordeiro, mas falava como um dragão”. A aparência é de cordeiro, a voz é de dragão. É o cristão que trabalha para o demônio. É agente da Besta que é agente do Império que domina e tiraniza os povos. No mundo há gente boa e gente ruim, em todas as religiões há gente honesta e gente desonesta, entre nós há quem professou seguir Jesus Cristo, mas está seguindo o demônio. São Pedro estava entrando por esse caminho, quando Jesus o chamou de Satanás e disse que seus pensamentos não eram os de Deus, e sim dos homens. O sinal distintivo do verdadeiro seguidor de Jesus Cristo é a prática efetiva do amor. Nisto todos conhecerão quem são os seus discípulos. Balaão foi um profeta pagão encarregado de amaldiçoar o povo de Deus. De sua boca, porém, saíram bênçãos e a profecia messiânica da estrela de Jacó. A árvore e o profeta são instrumentos. A profecia e os frutos a Deus pertencem. Ele não perde nem para a árvore má nem para o falso profeta.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra o dia de Santo Irineu. Peçamos sua intercessão para que também sejamos fiéis à Palavra de Deus, assim como ele, que sempre procurou viver os mistérios da fé cristã, foi. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, Jesus faz um alerta sobre os falsos profetas, pois eles vêm até nós vestidos de ovelhas, mas na verdade são lobos. De quem e com quem Jesus está falando? Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos e os personagem que surgem durante a narrativa. Em seguida, procure identificar a mensagem central do Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Aproxime-se da Palavra e faça a sua meditação. Mantenha em mente a palavra que mais o(a) tocou, medite-a e escute o que o Senhor quer lhe dizer por meio do Espírito Santo.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Rezar significa falar com Deus, por isso, coloque-se em sua presença e faça a sua oração. Apresente ao Senhor sua realidade pessoal e comunitária.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você experimenta neste momento? O que a Palavra o(a) inspira a viver hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !