Liturgia diária Os dois cegos curados - Mt 9, 27-31

1ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

02 de dezembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, cura-me da cegueira que me impede de reconhecer a presença de tua salvação na minha vida, realizada pela ação misericordiosa de teu Filho Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: Is 29,17-24

Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta?
18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas.
22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 26

      — O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu irei ter medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isso que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

EVANGELHO: Mt 9,27-31

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram.
Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

De olhos abertos no Advento para ver o que vem. Tem compaixão de nós, Filho de Davi. O Senhor vem para abrir os nossos olhos, para nos devolver a visão, para podermos ver com clareza. Ele testou os dois cegos de maneira perigosa para os próprios cegos. Vocês acreditam que eu posso abrir-lhes os olhos? Sim, acreditamos. E aí veio o teste: Então que aconteça o que vocês estão acreditando. Jesus tocou nos olhos deles e os olhos se abriram. Eles acreditaram de fato. Aconteceu o que acreditavam. Se não acreditassem, nada teria acontecido. Entrando na cena, ficamos um pouco temerosos. Será que eu acredito? Acontecerá comigo o que aconteceu com eles. Só o fato de colocar as perguntas já estou dizendo que não acredito. Tenho dúvidas. Bela foi a oração dos apóstolos quando disseram ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Vocês acreditam que eu tenho poder de fazer isso? Foi essa a pergunta de Jesus aos dois cegos. Vocês acreditam em mim? Questionada sobre a ressurreição de seu irmão Lázaro, Marta, que não estava entendendo bem o que Jesus dizia, respondeu sabiamente: Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que vem ao mundo. Não entendo bem tudo o que o senhor disse, mas eu creio na sua pessoa. O Senhor é aquele que deve vir. Estejam nossos olhos bem abertos para vê-lo quando chegar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Advento é tempo de preparação e espera daquele que veio e está conosco, o Emanuel, Deus conosco. Comecemos este momento de oração mantendo em mente esse rico tempo litúrgico. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito, e enchei o nosso coração com o fogo do vosso amor, para que possamos compreender a Palavra”.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Tem compaixão de nós, filho de Davi!” No texto de hoje, vemos que dois cegos gritam por Jesus, seguindo-o. O que esses cegos estão gritando? Jesus os escuta? O que Ele responde e o que acontece com eles? Faça a leitura do texto com bastante atenção e procure identificar seu tema central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Ao ler o Evangelho de hoje, você deve ter percebido a importância da escuta. Os cegos gritam por Jesus, Jesus os escuta, e eles escutam Jesus. O Senhor, por meio de sua Palavra, também fala com você. O que você escutou de Jesus? Que palavra Ele direciona a você?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A manifestação dos cegos também pode ser considerada uma oração. E eles foram atendidos. “Faça-se conforme a vossa fé.” Aproxime-se de Jesus também com fé e faça o seu pedido a Ele, pois o Senhor está com você e escuta a sua voz.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra Jesus lhe pede que viva em comunhão com Ele neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]