Oração diária, Uma grande multidão da Galileia seguia a Jesus - Mc 3,7-12

2ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

22 de janeiro de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, conduze-me ao teu filho Jesus, por meio do qual o Reino mostra sua eficácia em mim, fazendo a vida e a esperança renascerem em meu coração.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 18,6-9, 19,1-7

Leitura do Primeiro Livro de Samuel

18,6Naqueles dias, quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos.
7E, enquanto dançavam, diziam em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. 8Saul ficou muito encolerizado com isto e não gostou nada da canção, dizendo: “A Davi deram dez mil, e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realeza?” 9E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos.
19,1Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi, 2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: “Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã, e fica oculto em um esconderijo. 3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber”.
4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: “Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo?”
6Saul, ouvindo isto, e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: “Pela vida do Senhor, ele não será morto!” 7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isto. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 56(55)

         — É no Senhor que eu confio e nada temo!
— É no Senhor que eu confio e nada temo!

— Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, pois há tantos que me calcam sob os pés, e agressores me oprimem todo dia! Meus inimigos de contínuo me espezinham, são numerosos os que lutam contra mim!

— Do meu exílio registrastes cada passo, em vosso odre reco­lhes­tes cada lágrima, e anotastes tudo isso em vosso livro!

— Meus inimigos haverão de recuar em qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza: o Senhor está comigo!

— Confio em Deus e louvarei sua promessa. É no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal? Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, e vos oferto um sacrifício de louvor.

EVANGELHO: Mc 3, 7-12

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idu­méia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A passagem bíblica de hoje é um pequeno resumo do que está acontecendo com Jesus. Jesus está com seus discípulos. Estão sempre em torno do lago de Genesaré. Muita gente procura por Jesus. Vem gente de toda parte, da Galileia, da Judeia, da Idumeia, do além-Jordão, de Tiro e Sidônia. Enfim, tem gente de todo canto procurando Jesus. Queriam ouvi-lo, sem dúvida, mas também buscavam a cura de suas doenças. As curas que Jesus fazia eram um sinal da vontade de Deus. O Evangelho diz que ele tinha curado “muitos”. Não diz “todos”. É evidente que Jesus não fazia acepção de pessoas. Os milagres que ele faz são sinais que revelam quem ele é e o que Deus quer que aconteça com as suas criaturas. Temos bem claro que Deus nos deu inteligência e vontade para nos ajudarmos uns aos outros. Ele espera que façamos a nossa parte para que as pessoas vivam bem e sejam felizes. Podemos sempre recorrer a ele, sobretudo quando nos deparamos com o que parece não ter solução. E Jesus não queria propaganda do que estava fazendo. Ao contrário, mandava que os curados ficassem quietos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Recolho-me em meu santuário interior e abro meu ser para que a luz e a sabedoria divina me habitem. Rezo:
“Jesus, eu também creio e digo firmemente: “Tu és o Filho de Deus”. Eu o declaro pela força de tua misericórdia. Jesus eu desejo que tu me aproximes sempre mais de ti. Jesus vem, vem habitar em mim;vem me nutrir com teu amor; vem me transformar. Amém.”

Leitura (Verdade)
Releio este relato de Marcos e pergunto ao texto o que ele quer me falar.
“Este episódio refere-se aos primeiros tempos da pregação de Jesus, quando grandes e incontroláveis multidões o seguiam. São nomeadas sete cidades, algumas delas em território judaico e outras em território pagão. Marcos começa a abordar um dos seus temas preferidos: o novo Povo de Deus, formado por judeus e pagãos. As multidões que seguem Jesus têm motivações contraditórias. Ontem e hoje, muitos procuram apenas a cura ou favores. Nas chamadas religiões do mercado, Deus possui tesouros infinitos e nossas atitudes seriam moedas de troca. Não se está preocupado com Deus nem com um projeto de vida, mas em obter curas e bens materiais. O verdadeiro sentido de ir ao encontro do Mestre é tornar-se discípulo e missionário.”(Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Uma grande multidão, vinda de todas as partes, o seguiam porque ouviram dizer quanta coisa ele fazia. E eu, por que creio em Jesus? Por que o sigo? Qual é a maior lição que esse Evangelho me ensina?

Oração (Vida)
Nas Tuas mãos entrego a minha vida, eu Te a dou, meu Deus com todo o amor do meu coração porque eu Te amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me sem medida nas Tuas mãos com uma infinita confiança porque Tu és o meu Pai. Te agradeço e ao mesmo tempo suplico que a tua vida cresça em mim e em todos os que foram batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Amém.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo a ação amorosa de Jesus em cada pessoa, sem olhar se é justa ou pecadora, poque seu amor quer salvar a todos. Prometo a Jesus ser um(a) apóstolo(a) missionário(a).

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Paulinas

[apss_share]