Liturgia diária, Os discípulos e um grupo de mulheres acompanham Jesus - Lc 8,1-3

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

24ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

22 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reveste-me do amor e da fidelidade necessárias para ser servidor do Reino. Que eu demonstre meu reconhecimento a ti, colocando minha vida a serviço do meu próximo.

PRIMEIRA LEITURA: 1Tm 6,2c-12

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo – Caríssimo, 2censina e recomenda estas coisas. 3Quem ensina doutrina estranhas e discorda das palavras salutares de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas, 5porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade, que fazem da piedade assunto de lucro.
6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, mas quando acompanhada do espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, fiquemos satisfeitos.
9Os que desejam enriquecer caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, 10porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro. Por se terem deixado levar por ela, muitos se extraviaram da

fé e se atormentam a si mesmos com muitos sofrimentos.
11Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 48

          — Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.
— Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

— Por que temer os dias maus e infelizes, quando a malícia dos perversos me circunda? Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam na abundância de seus bens?

— Ninguém se livra de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites e garantir-lhe uma existência imortal.

— Não te inquietes, quando um homem

fica rico e aumenta a opulência de sua casa; pois ao morrer não levará nada consigo, nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.

— Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: “Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!” Mas vai-se ele para junto de seus pais, que nunca mais e nunca mais verão a luz!

EVANGELHO: Lc 8,1-3

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

– Palavra da Salvação

/> – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Contra os costumes dos rabinos da época, um grupo de mulheres acompanha Jesus no seu ministério. Ele andava de um lado para outro, percorria cidades e povoados, com os Doze apóstolos. Algumas mulheres iam com eles, como Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, Susana. Destas santas mulheres conhecemos alguma coisa de Maria Madalena. As outras, esperamos conhecê-las um dia. Pelo nome, Susana poderia ser romana. Joana deveria ser uma mulher de decisões fortes. Seu esposo era um funcionário importante de Herodes, e Herodes era uma raposa, dizia Jesus. Ele mandou decapitar João Batista. Joana se tornou discípula. De Madalena em lugar nenhum está escrito nominalmente que fosse uma pecadora pública. Pode ter sido, e a isso se referem então os sete demônios de Lucas. Ou seria uma doença? Seja lá o que for, neste momento ela é apresentada como uma mulher livre, discípula, colaboradora de Jesus e dos apóstolos, a qual caminha sem o peso de sete demônios. O número sete tem o sentido de totalidade. Pelos méritos de Jesus, Maria Madalena torna-se totalmente livre do poder demoníaco, enquanto Maria, a mãe de Jesus, já nasce livre de tal poder. O evangelista fala de muitas outras mulheres, sem dizer os seus nomes, as quais prestavam ajuda com os seus bens. Joana, esposa de um alto funcionário, podia dispor de bens materiais, e haveria outras com as mesmas possibilidades.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
A Palavra de Deus hoje nos convida ao seguimento de Jesus. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para escutar a sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os personagens que surgem durante a narrativa. Eles aparecem em outros relatos bíblicos? Relembre outros textos bíblicos que abordam a presença e a ação das mulheres. Qual é a mensagem do texto? Qual é o tema central da narrativa?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Qual apelo a Palavra lhe faz hoje? Que luz Jesus lhe revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem o(a) compromete? O que ela lhe pede? Leia novamente o texto e responda a essas perguntas, que o(a) ajudarão a escutar o Senhor.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração de hoje agradecendo a Deus, que nos cura e nos livra de todo e qualquer mal. Reze ao Senhor pedindo a cura de todo e qualquer tipo de enfermidade. Faça sua oração e peça pelas pessoas que você conhece e sabe que precisam do amor de Deus, que cura e salva.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse objetivo?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]