Liturgia diária, Natividade de Nossa Senhora - Mt 1,18-23

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 1,1-16.18-23

Façamos a oração do dia: Pai, que a presença de teu Filho Jesus, na História, leve à plenitude a obra de tua criação, fazendo desabrochar, em cada coração humano, o amor para o qual foi criado.

Natividade de Nossa Senhora – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 08 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Mq 5,1-4a ou Rm 8,28-30  

Leitura do Livro do Profeta Miqueias.

Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4ae ele mesmo será a Paz”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Ou (deve-se escolher uma das leituras)

Primeira Leitura (Rm 8,28-30)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 28sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois

aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 71(70); 13(12)

— Exulto de alegria no Senhor.

— Exulto de alegria no Senhor.

— Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!

— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

EVANGELHO: Mt 1,1-16.18-23

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto

José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

As Igrejas do Oriente e do Ocidente celebram o nascimento da Virgem Maria no mesmo dia. No Ocidente, nove meses depois da festa da Imaculada Conceição, embora a Natividade tenha começado a ser celebrada muitos séculos antes. Não sabemos a data exata nem o lugar do nascimento de Maria.

Sabe-se,

porém, que desde o início do século quinto venera-se a casa de Santa’Ana e o lugar do nascimento de Maria em Jerusalém, perto da piscina de Betesda, na porta dos Leões. A igreja de Sant’Ana de Jerusalém foi dedicada no dia 8 de setembro. Os russos ortodoxos conservam uma capela no lugar onde teria nascido a Mãe de Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Festa da Natividade de Nossa Senhora. O evangelista Mateus, após descrever a origem de Jesus, hoje nos apresenta o anúncio do seu nascimento. José acolhe Maria e o Filho de Deus concebido em seu ventre por obra do Espírito Santo. Ele se chamará Jesus e salvará o seu povo dos pecados.

Oremos: “Pai, ajuda-nos a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que reconheçamos nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe o diálogo entre os personagens neste Evangelho. Qual é o anúncio que o anjo do Senhor faz a José? Como José acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a José?

“A liturgia, hoje, celebra o nascimento de Maria. Além de celebrar o dom da vida, a festa nos direciona à redenção que se aproxima. O povo fala da festa de Maria menina. Deus estava preparando uma mãe que fosse digna de seu Filho. Nela acontecerá o impossível aos olhos humanos: o Deus de nossos pais vai assumir nossa carne, nossa história, nossas limitações. Mateus lista os antepassados de Jesus. Entre tantos justos, enumera pessoas de vidas duvidosas, como Tamar e Bersabeia. Jesus carregaria sobre si os pecados do mundo. E Maria situa-se na encruzilhada da história. Seu Filho seria chamado Emanuel, Deus conosco. Jesus é Filho de Deus e filho de Maria. Como descendente de Davi, José dará a ele o nome de Jesus.”

Meditação (Caminho)

Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado (São Pedro Damião)?

Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida? Eles encontram sintonia com a realidade que você vive hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em você a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

Oração (Vida)

“Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Abramos o coração, para receber durante este período difícil, abundantes graças e bênçãos divinas.
A graça da bênção nos ilumine e nos leve a uma doação verdadeira e autêntica para atingir o ideal das metas familiares, profissionais, políticas e sociais.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !