Liturgia diária Oração, pedi e vos será dado - Mt 7,7-12

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

09 de março de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me um coração grande, capaz de demonstrar um amor imenso ao meu semelhante, na total gratuidade e sem interpor restrições.

PRIMEIRA LEITURA:  Est 4,17n-r.aa-bb.gg-hh

Leitura do Livro de Ester – Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.
17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso

luto em alegria e nossas dores em bem-estar”

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 137

          — Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

EVANGELHO:  Mt 7,7-12

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis!

Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A Quaresma é tempo de conversão e de oração. Tempo de se aproximar mais de Deus, de meditar as Escrituras, de conversar com Jesus, de recolher-se no silêncio. Na oração adoramos, pedimos perdão, agradecemos e suplicamos. Sabemos, pela boca de Jesus, que o Pai do Céu dará coisas boas aos que lhe pedirem. E o que

queremos que nos seja feito, procuramos fazer primeiro aos outros. Nem sempre, porém, o que pedimos é o melhor para nós. Por isso Deus não dá coisas. Dá o Espírito Santo, dirá São Lucas, e com o Espírito de Deus saberemos discernir o que mais convém a nós e aos outros. Deus gosta de nos ver agindo e realizando aquilo que queremos que aconteça. Queremos que Deus atenda aos nossos pedidos e, para que isso aconteça, procuramos estar atentos ao que os outros esperam de nós. Espero que Deus seja atencioso para comigo e minhas necessidades e eu mesmo não sou atencioso a ninguém! “Tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.” A conversão quaresmal nos leva a atitudes práticas em relação aos outros. Por isso dizemos que há caminhos de salvação que só Deus conhece e que estão abertos a quem faz o que Jesus ensina, mesmo sem conhecer Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
“Pedi e vos será dado!” Invoquemos a luz do Espírito Santo e que a Palavra do Evangelho faça morada em nosso coração. Ó Espírito Santo, ilumina-nos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Responda para si mesmo o que diz o texto. Faça a leitura do texto duas ou mais vezes, repita a leitura em voz alta. Depois, reconte a história a narrativa. Identifique a mensagem do texto, não fuja do tema, mas descubra qual é o tema e mensagem do Evangelho de hoje.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para você? Neste momento você deve tomar consciência de si mesmo, daquilo que Deus está lhe dizendo através do texto. Agora o Senhor fala para e com você, escute o que Ele tem a lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? Coloque-se diante do Senhor, Deus de Amor e misericórdia para fazer a sua oração. Como filho/a apresente-se a Ele. Sem medo faça a sua oração a Deus.

Contemplação (Vida e Missão)
Que Palavra lhe acompanhará neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]