19ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C
14 de agosto de 2019
ORAÇÃO DO DIA
Pai, que a presença de teu Filho ressuscitado na comunidade cristã seja um incentivo para que nós busquemos pautar nossa ação pela tua santa vontade
PRIMEIRA LEITURA: Dt 34,1-12
Leitura do Livro do Deuteronômio
– Naqueles dias, 1Moisés subiu das estepes de Moab ao monte Nebo, ao cume do Fasga que está defronte de Jericó. E o Senhor mostrou-lhe todo o país, desde Galaad até Dã, 2o território de Neftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar ocidental, 3o Negueb e a região do vale de Jericó, cidade das palmeiras, até Segor.
4O Senhor lhe disse: “Eis aí a terra pela qual jurei a Abraão, Isaac e Jacó, dizendo: “Eu a darei à tua descendência. Tu a viste com teus olhos, mas nela não entrarás”.
5E Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab, conforme a vontade do Senhor. 6E ele o sepultou no vale, na terra de Moab, defronte de Bet-Fegor. E ninguém sabe até hoje onde fica a sua sepultura. 7Ao morrer, Moisés tinha cento e vinte anos. Sua vista não tinha enfraquecido, nem seu vigor se tinha esmorecido. 8Os filhos de Israel choraram Moisés nas estepes de Moab, durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés. 9Josué
10Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face, 11nem quanto aos sinais e prodígios que o Senhor lhe mandou fazer na terra do Egito, contra o Faraó, os seus servidores e todo o seu país, 12nem quanto à mão poderosa e a tantos e tão terríveis prodígios, que Moisés fez à vista de todo Israel.
- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 65(66)
— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida.
— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossa obras!”
— Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens! Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
EVANGELHO: Mt
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
O que significa estar reunido em nome de Jesus? Segundo a tradição judaica, quando dois se reúnem e se dedicam ao estudo da Torá, a Glória do Senhor está com ele. A Glória do Senhor, que pairava sobre a Arca da Aliança, é a presença de Deus no meio do seu povo. O estudo da Torá tem como resultado o conhecimento da vontade de Deus. Cristãos reunidos em nome de Jesus estão procurando discernir a vontade de Deus em suas vidas. No Evangelho de Mateus já lemos que não basta dizer “Senhor, Senhor” para entrar no Reino dos Céus. É preciso fazer a vontade de Deus. Podemos nos reunir para estar juntos e cantar hinos. No entanto, só estaremos reunidos em nome de Jesus se estivermos animados pela disposição de realizar o que Deus espera de nós. Então nossa oração será atendida. Uma expressão da vontade de Deus é a correção fraterna, feita por amor a Deus e ao próximo. Porque queremos o bem do nosso irmão, nós o corrigimos. Porque amamos a Deus e queremos estar unidos a ele, aceitamos a correção.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Memória litúrgica de São Maximiliano Kolbe, presbítero e mártir. Maximiliano doou sua vida em favor de um pai de família no campo de extermínio nazista. Grande devoto de Nossa Senhora, foi o fundador da Milícia da Imaculada. “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós!” Esse é o convite que Jesus nos faz hoje. Que o pedido do Senhor encontre espaço em nossa vida e se torne concreto em nosso dia.
Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? A quem Jesus está se dirigindo? Qual desafio a comunidade é convidada a enfrentar? Qual desejo de Deus o evangelista nos transmite por meio da narrativa? Qual é o apelo principal que o texto nos faz?
“Sem o perdão e o esforço de reconciliação, não é possível uma comunidade cristã. No trecho anterior do discurso sobre a Igreja, duas características da comunidade eclesial foram ressaltadas: o serviço e o cuidado de uns para com os outros, de modo especial por aqueles que se sentem, por algum motivo, desprezados. O evangelho de hoje é, por assim dizer, a aplicação prática do desejo de Deus de que nenhum membro da comunidade se perca. A atitude exigida para realizar o desejo de Deus é a iniciativa que cada um deve tomar no que diz respeito à reconciliação, tendo presente que a comunidade cristã é uma comunidade de irmãos. O pecado divide a comunidade. Se acontecer a alguém ser vítima do pecado de outro membro da comunidade, trata-se, aqui, de tomar a iniciativa de ajudar o pecador no seu processo de conversão, desde que ele aceite livremente. É Deus quem toma a iniciativa de vir em socorro de nossa humanidade e é ele quem oferece, gratuitamente, o seu perdão. A comunidade cristã é chamada a ser reflexo da misericórdia divina (Mt 5,48; Lc 6,36; 15). O amor fraterno e, consequentemente, a comunidade cristã são construídos através desse esforço permanente de reconciliação” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual convite a Palavra lhe faz? Como você vive o perdão e a reconciliação? Você recorda experiências em que foi perdoado(a) e perdoou? O que o(a) motiva a buscar a reconciliação com pessoas que o(a) ofenderam ou que você ofendeu?
“A correção fraterna é um dos mais belos caminhos de caridade e de conversão. Caridade porque não se deixa o irmão morrer em seus próprios erros. Conversão porque ao outro é dada a chance de um olhar para dentro de si, para seus erros, para suas fraquezas, e mudar o rumo da sua vida. Mas correção sem amor é mais uma ferida que se abre na vida de quem está no erro. O pecado cega a pessoa, desvirtua os sentimentos, engana as emoções, destrói a pessoa e seus relacionamentos. A maior dificuldade na correção fraterna é o modo de abordar a pessoa ou mesmo a coragem de ir ao seu encontro. Nunca faça isso sozinho! Antes, peça a força do Espírito Santo. Mas não deixe que o irmão se perca por sua omissão!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Oração (Vida)
Agradeçamos ao Senhor seu amor e sua misericórdia para conosco e por ter nos ensinado a perdoar. Entreguemos a Ele as pessoas que sofrem a dor da falta do perdão e da reconciliação. Peçamos ainda: “Senhor, concede-nos um coração aberto à tua graça e ensina-nos a perdoar a quem ainda não amamos com verdadeiro amor fraterno. Amém”.
Contemplação (Vida e Missão)
De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Paulinas
[apss_share]
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !